Governo de Rondônia
28/03/2024

EXTENSÃO RURAL

Costa Marques terá primeiro encontro de artesãos no próximo dia 24

13 de setembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Integrar, socializar e valorizar os artesãos.

No próximo dia 24 de setembro o município de Costa Marques, a 750 quilômetros de Porto Velho, abre espaço para a realização do 1º Encontro de Artesãos da região. O evento, promovido pelo governo do Estado, por meio da Emater-RO, em parceria com a prefeitura local, visa integrar, socializar e promover a valorização dos artesãos, além de oferecer a emissão da carteira de nacional de artesão. O Encontro será realizado em dois momentos, sendo um na Câmara Municipal local e outro na sede da Associação Quilombolas do Forte Príncipe da Beira.

Os artesãos rondonienses vêm ganhando cada vez mais espaço. É comum vê-los apresentando seus trabalhos nos grandes eventos do estado, principalmente naqueles que promovem a potencialidade, a exemplo da Rondônia Rural Show que, em suas oito edições abriu espaço para que eles pudessem comercializar o seu produto.

Em Costa Marques, a parceria Prefeitura/Emater-RO tem incentivado os artesãos locais a desenvolver suas habilidades realizando eventos que possam ampliar sua visibilidade junto ao mercado consumidor. No início do mês de agosto deste ano foi realizada a 1ª Feira de Artesanato de Costa Marques, no intuito de contribuir para que o artesão pudesse divulgar e vender seu trabalho, além de conhecer técnicas de produção e de gestão de negócios do setor.  “O evento é oportuno porque além de socializar os artesãos e emitir a carteira nacional do Artesão, estaremos trabalhando a organização da produção no intuito de promover o aumento da renda familiar”, explica o extensionista da Emater-RO em Costa Marques responsável pelo evento, Jorge Brito Mugrabi.

O Encontro será realizado no dia 24 de setembro em duas etapas: A primeira, a partir das 8h, na Câmara Municipal de Costa Marques, onde será realizada a abertura oficial com a presença de autoridades convidadas e palestras sobre o Programa de Artesanato Brasileiro (PAB), a ser proferida pela coordenadora do programa na Superintendência Estadual da Juventude, Cultura e Lazer (Sejucel), Wellida Sodré; e para demonstração  de  técnicas  de
artesanato para emissão da carteira nacional de artesão, com encerramento às 12h. A partir das 14h as mesmas palestras serão proferidas para um novo público na sede da Associação dos Quilombolas do Forte Príncipe da Beira.

Leia mais:

Parceria visa melhoramento genético de animais em pequenas propriedades em Rondônia

Dia de Campo em Cerejeiras destaca importância da silagem e melhoramento genético na pecuária leiteira


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Wania Ressutti
Fotos: Irene Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Assistência Social, Capacitação, Cultura


Compartilhe


Pular para o conteúdo