Governo de Rondônia
29/03/2024

INFOVIA RONDÔNIA

Crédito suplementar mantém navegabilidade da Infovia em Rondônia

29 de abril de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Um crédito adicional suplementar de R$ 3,1 milhões, aprovado no Legislativo e sancionado pelo governador Marcos Rocha, na sexta-feira (26),  vai garantir a normalidade do tráfego de dados do programa Infovia Rondônia.

O recurso, proposto no projeto de lei 023/19, do Executivo, atenderá às ações da Superintendência do Estado para Resultados (EpR). A EpR é responsável pela gestão do contrato da infovia, que necessitava ser renovado em caráter de urgência.

O governo utiliza a infovia para o tráfego de dados gerados e emitidos em todos as suas repartições públicas. Sem o crédito adicional, o trafego de dados entre setores como a Sesau, Seduc, Delegacias, Quarteis da PM e outros órgãos sofreriam pane.

“O crédito é reforço para um orçamento já existente e pode auxiliar no nível de criticidade das fibras óptica que são usadas para fornecer serviços para a população”, fala Coronel Delner Freire, superintendente da EpR. Segundo relatórios de técnicos que operam na manutenção da Infovia, quando acontece um rompimento na rede, os reparos variam de valor podendo chegar até R$ 20 mil, dependendo da gravidade de rompimento no cabo de fibra óptica.

INFOVIA

Atualmente a Infovia está em pleno funcionamento em três cidades Porto Velho, Candeias do Jamari e Ariquemes. O futuro do projeto passa necessariamente pela sua expansão para todos os municípios do Estado de Rondônia. Hoje são cerca de 250 clientes trafegando numa rede de capacidade de tráfego de 10 Gb/s, sem limitação de banda.

Leia mais sobre a EpR


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Abdoral Cardoso e Maximus Vargas
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo