Governo de Rondônia
19/04/2024

Crescem as perspectivas de negócios dos produtos florestais rondonienses

08 de abril de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

6 - embarque portoO cenário de negócios em Rondônia apresenta atualmente amplas perspectivas para os produtos florestais, com especial ênfase para aqueles procedentes de florestas plantadas. Segundo a titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Nanci Maria Rodrigues da Silva, “as recentes incursões de empresas de fora do Brasil à procura de madeira proveniente de floresta plantada como a teca, espécie florestal com aceitação no mercado mundial, leva-nos a acreditar que em futuro próximo teremos excelentes negócios”.

Dados da Coordenadoria de Florestas Plantadas apontam que o Estado nos próximos anos será considerado referência na região norte para a produção e comercialização das espécies: eucaliptos, pinus, ipês e outras madeiras já tradicionalmente exportadas, além de outros produtos de florestas tropicais, e da bandarra ou pinho cuiabano que é utilizado para fabricação de compensados.

Segundo Edgard Menezes Cardoso (Coordenador de Florestas Plantadas) recentemente esteve em Rondônia representantes da empresa Sueca ELOF HANSSON USA INC, acompanhados de um fornecedor local da madeira de teca, demonstrando o desejo de intensificar as aquisições de madeira dessa espécie em nosso Estado. Realizaram viagem ao interior e, ao final, mostraram-se bastante receptivos com a possibilidade de ampliar as compras de madeiras de Rondônia.

6 - embarque 1As compras em Rondônia estão em caráter experimental, podendo alcançar maiores patamares em futuro próximo. No momento, foram fechados negócios no montante de 6.000 metros cúbicos com a empresa BDX Florestas instalada. Segundo os representantes desta empresa, a tendência é de que as próximas negociações apresentem uma comercialização mensal de 4.000 metros cúbicos de teca, o que está dependendo somente de alguns entendimentos a serem mantidos com o Governo de Rondônia para que sinalize pela continuidade de instrumentos institucionais vigentes e pela implementação de uma política de fomento à produção.

A proposta dos empresários é de que o Estado proceda à criação de mecanismos que motivem os produtores rurais a realizar novos plantios e ampliar os já existentes. Esta proposta casa com um dos objetivos específicos do planejamento da Sedam, que apresenta políticas públicas acompanhados de efetivas ações de assistência técnica, através dos parceiros governamentais, com o objetivo de promover tratos culturais e silviculturais como forma de garantir melhor qualidade para a madeira e conseqüentemente assegurar maiores ganhos para o produtor rural.

6 - embarque madeiraPara a tratativa e aprofundamento dos entendimentos entre o Governo de Rondônia, representantes da empresa ELOF HANSSON, setor produtivo local através da Associação Rondoniense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas (Arflora) e empresas locais que comercializam madeiras, além de empresas do setor de logística fluvial e marítima, ocorrerá no próximo dia 16 de abril na cidade de São Paulo uma reunião com a presença da Secretária de Estado da Sedam. Ela fará uma explanação sobre as perspectivas do Governo do Estado de Rondônia na consolidação de mecanismos para a potencialização das ações de incorporação de novas áreas para o cultivo da teca.

A secretária Nanci também apresentará as políticas públicas a serem adotadas no âmbito do governo, garantindo assim sustentabilidade para a perpetuação da atividade, com a conseqüente melhoria de vida para muitos produtores rurais, já que a atividade atualmente é desenvolvida em inúmeras propriedades rurais onde o solo apresenta vocação natural para cultivo da espécie, o que propiciará distribuição de renda nos mais diversos municípios rondonienses.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Marilza Rocha - Assessoria Sedam
Fotos: Marilza Rocha - Rosinaldo Machado
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Economia, Empresas, Governo, Meio Ambiente, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo