Governo de Rondônia
19/04/2024

PROTEÇÃO À MULHER

Crescimento populacional e relacionamentos prematuros contribuem com o aumento do índice de violência contra a mulher

10 de novembro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Apesar do receio de muitas mulheres e da desistência de outras, o número de vítimas de agressão continua aumentando, conforme a titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), em Porto Velho, Márcia Gazoni, que atribui essa estatística ao crescimento populacional e também ao fato de as mulheres estarem se relacionando afetivamente cada vez mais jovens. Até esta quarta-feira (8) a delegacia contava com 943 inquéritos instaurados e 657 pedidos de medidas protetivas, somando ao todo uma média de quatro mil ocorrências registradas por ano. Ameaça seguida de lesão corporal são os atos mais comuns.

Delegada Márcia Gazoni orienta mulheres a denunciarem mesmo que seja um xingamento em tom de ameaça

A delegada orienta as mulheres que sofrem algum tipo de agressão, ou mesmo seus vizinhos e parentes, a denunciar, mesmo que seja um xingamento em tom de ameaça, pelo telefone (69) 3216 8800 ou 180 (em nível nacional). “Não precisa se identificar”, alertou, completando que após o registro da ocorrência é solicitada a medida protetiva à Justiça e aberto o processo. No caso de agressão, a vítima antes é encaminhada ao Instituto de Medicina Leal (IML) e encaminhada à Casa Abrigo, no próprio município, inclusive com os filhos, casos os tenha.

Conforme Márcia Gazoni, a faixa etária das mulheres vítimas de agressão é dos 18 aos 35 anos, com nível de escolaridade fundamental. Já o que mais leva o homem a cometer a agressão é a ingestão de bebida alcoólica e o desemprego. Ela alertou ainda que uma vez expedida a medida protetiva, não havendo o cumprimento, o homem poderá ser preso preventivamente, assim como quando flagrado cometendo a agressão antes da denúncia.

“Há muitas vítimas que ainda têm receio de denuncia e outras desistem de seguir com o processo, mas se houve lesão corporal, é bom que fique claro, o processo segue mesmo que ela queira desistir”, observou a delegada.

Atualmente em Rondônia há seis Delegacias da Mulher em funcionamento em Rondônia, das 7h30 às 13h30. Após este horário, a delegacia continua aberta até as 19h30 (plantão), todos os dias, inclusive aos finais de semana e feriados. Depois das 19h30, as ocorrências podem ser registradas na delegacia mais próxima e encaminhadas via online para a Deam. “Existem mulheres que preferem o atendimento na Deam, alegando ser mais humanizado, no entanto, há muitos delegados mais sensíveis a esta causa”, ponderou.

Leia Mais:

Garantia de direitos da mulher é discutido durante seminário em Porto Velho

Governador convoca famílias a se envolverem mais no processo educacional das crianças para o fim da violência


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Veronilda Lima
Fotos: Jeferson Mota
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Justiça, Polícia, Rondônia, Segurança


Compartilhe


Pular para o conteúdo