Governo de Rondônia
24/04/2024

POLITICAS PARA A JUVENTUDE

Criação do Comitê Estadual para a Política de Juventude é aprovada pela Assembleia Legislativa

07 de julho de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

A proposta de criação do Comitê Estadual para a Política de Juventude no Estado de Rondônia (Coejuv) foi aprovada pela Assembleia Legislativa, em sessão extraordinária do dia 1º convocada pelo governador Confúcio Moura. O Projeto de Lei Ordinária (PLO 119/2015) que cria o Comitê estabelece em sua composição catorze representantes.

Os representantes devem ser indicados pelos dirigentes dos órgãos que representarão no Comitê, com a respectiva designação em ato oficial do governador. O Comitê será vinculado à Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), com a finalidade permanente de gestão e monitoramento das políticas públicas para a juventude.

Na Mensagem 114, encaminhada à Assembleia Legislativa, o governador Confúcio Moura registra que o Coejuv tem “a ambição de viabilizar o diálogo entre a população jovem e os entes públicos, oportunizando espaço de articulação, acompanhamento e monitoramento de políticas públicas para a juventude.”

O governador considera que, embora os jovens (15 a 29 anos) tenham obtido alguma dignidade com políticas implementadas a partir da existência da Política Nacional de Juventude, como o aumento de vagas para o ensino superior, “persistem os numerosos casos de violações a direitos básicos existenciais, como saúde, educação, trabalho e cultura.”

“Trata-se, portanto, de projeto de lei necessário para o incremento de políticas públicas eficientes, capazes de oferecer e cumprir deveres estatais, com a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária saudável”, registrou Confúcio Moura sobre a importância da iniciativa do governo.

Destacam-se, entre as competências do Coejuv: subsidiar a formulação, gestão e monitoramento da Política Estadual de Juventude, de acordo com deliberações das Conferências Estadual e Nacional; atualizar e regulamentar o Estatuto Estadual da Juventude; elaborar o Plano Estadual de Juventude; monitorar e propor encaminhamentos para as demandas recebidas dos movimentos juvenis pelo governo de Rondônia e publicar relatório com balanço anual sobre programas, projetos e ações no âmbito do governo voltados direta ou indiretamente para a juventude.

Além de representante da Seas, fará parte do Comitê Estadual para a Política de Juventude no Estado de Rondônia (Coejuv) membros das Secretarias da Paz (Sepaz); Educação (Seduc); Saúde (Sesau); Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog); Desenvolvimento Ambiental (Sedam); Finanças (Sefin); Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento (Seagri); Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec); Justiça (Sejus) e Casa Civil. Da composição do Coejuv farão parte ainda representantes da Polícia Militar; Direção Geral de Polícia Civil e Departamento Estadual de Transito (Detran).


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Mara Paraguassu
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Assistência Social, Cultura, Economia, Educação, Governo, Habitação, Inclusão Social, Justiça, Lazer, Legislação, Polícia, Rondônia, Saneamento, Saúde, Segurança, Sociedade, Solidariedade, Tecnologia, Trânsito, Transporte, Turismo


Compartilhe


Pular para o conteúdo