Criminalidade é reduzida com vigilância por câmeras em Costa Marques

10 de março de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Sistema de video monitoramento no Forte Principe em Costa Marques  (2)

A redução no índice de ocorrências de furto e roubo é a primeira consequência da implantação do sistema de videomonitoramento no município de Costa Marques, que está localizado na região oeste do estado, na fronteira com a Bolívia. O mecanismo foi entregue, oficialmente, nesta quinta-feira (10), no quartel do grupamento da Polícia Militar. O secretário da Segurança Defesa e Cidadania, delegado Antônio Carlos dos Reis, anunciou que a área vai ganhar mais policiais nos próximos meses.

Costa Marques tem cerca de 17 mil habitantes, dos quais, 14 mil vivem na cidade. “É um povo tranquilo”, avaliza o primeiro sargento Nelson Marinho Gomes, comandante do grupamento. Como está no município há 20 anos, conhece os problemas da região e boa parte dos moradores.

O policial diz que a principal preocupação é com o fato de Costa Marques ser passagem de veículos roubados para a Bolívia. Esta modalidade de crime deve cair ainda mais com o reforço no policiamento que deve chegar e com o suporte do videomonitoramento.

Chegarão mais policiais militares, conforme o comandante geral da PM, coronel Ênedy Dias, e pelo menos 13 policiais civis, dos quais um delegado, nas contas do diretor geral da Policia Civil, Elizeu Muller.

Autoridades durante entrega do sistema de monitoramento em Costa Marques

O sargento Marinho diz que a passagem dos carros roubados traz também o contrabando de drogas e armas. Mas, o sistema de videomonitoramento, que já apresentou resultados expressíveis nos roubos e furtos, também vai produzir melhorias na fronteira com a Bolívia.

Ele explica que um posto de combustível que foi assaltado várias vezes no ano passado está mais seguro a partir do início da fiscalização feita com potentes e modernas câmeras de vídeo, instaladas em pontos estratégicos da cidade.  Os ladrões não voltaram mais.

Os policiais costumam atender ocorrências na área rural, onde os registros, na maioria dos casos, são de desentendimento entre casais, previstos na Lei Maria da Penha.

As câmeras custaram R$ 539 mil, dinheiro que veio do governo federal para fortalecer a segurança na fronteira.

Outras áreas de interesse da população de Costa Marques serão melhoradas, segundo o coronel Ênedy Dias. A saúde e a cultura, além da segurança. Era uma referência ao fato do superintendente estadual da Juventude, Cultura e Lazer, Rodnei Paes, ter levado para a mesma solenidade kits com material esportivo para ser distribuído em Costa Marques e nos municípios vizinhos de São Francisco do Guaporé, São Miguel do Guaporé e Seringueiras.

O oficial explicou que o sistema de videomonitoramento vai fazer com que um único policial militar patrulhe a cidade inteira.

O material, disse o comandante da PM, completa as ações de segurança, uma vez que a prática esportiva tirar os jovens e adolescentes da ociosidade e os encaminha para o exercício da cidadania, evitando que tomem caminhos contrários à lei.

Para o secretário Antônio Reis, é a visão do governador Confúcio Moura que permite a utilização da mais moderna tecnologia no combate ao crime. O sistema inaugurado, segundo ele, pode ser ampliado com a parceria da sociedade, uma vez que a população vai crescer e com isto as demandas também.

“A polícia não pode ser onipresente, lembrou Reis, mas, as câmeras permitem fazer uma fiscalização mais ampla”. O secretário pediu, ainda, que os moradores contribuam informando sobre a ocorrência de situações que precisam ser analisadas pela polícia.

O deputado Eurípedes Lebrão foi prestigiar o evento e prometeu apresentar emendas parlamentares para que a Polícia Civil instale uma delegacia itinerante da mulher, promessa do diretor Elizeu Muller. Ele também elogiou o governador Confúcio Moura pela ação municipalista que desenvolve e pelo socorro que presta aos prefeitos do estado.

Saiba mais

Câmeras de videomonitoramento contribuem para prisões de suspeitos de crimes em Buritis

Guajará-Mirim ganha sistema de videomonitoramento da fronteira e nova sede da Agência de Rendas

Policiais militares farão a operação de videomonitoramento em Machadinho do Oeste