Governo de Rondônia
28/03/2024

LIVE

“Criminologia da Corrupção no Brasil” será tema de live promovida pela Polícia Civil; encontro será nesta quinta-feira, 24

23 de junho de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Nesta quinta-feira (24), a live abordará a “Criminologia da Corrupção no Brasil”

O Governo de Rondônia, por meio da Polícia Civil do Estado (PC) e a Academia de Polícia Civil Delegado Luiz Glaysman Alves de Oliveira (Acadepol) tem realizado uma série de lives por meio das redes sociais do órgão. De acordo com a equipe que organiza os encontros, o objetivo desta ação é levantar temas importantes da esfera criminal e sobre políticas públicas nas quais devem ser debatidos na sociedade. Para esta próxima quinta-feira (24), às 19h, é aguardada mais uma live, abordando a “Criminologia da Corrupção no Brasil!”.

O diretor da Acadepol, delegado Antônio Carlos Reis, explica que antes mesmo da pandemia, a PC já vinha planejando uma programação com diversos encontros, visando capacitar de maneira remota, como forma de contribuir com o debate entre os cidadãos. “Temos uma equipe dedicada, exclusivamente para estas produções, com apoio de delegados da Capital e do interior, profissionais especializados no âmbito jurídico e o departamento de Comunicação Social. Em 2020, com as medidas de isolamento social impostas no país, tivemos a oportunidade de fazer até quatro transmissões ao vivo por mês, reunindo excelentes conteúdos”.

O diretor da Acadepol afirmou que as lives têm repercutido positivamente entre os participantes

Reis destaca que uma das atribuições da Academia é oferecer atividades visando ampliar o conhecimento técnico e teórico-prático dos policiais civis, bem como aplicá-los no dia a dia. Além destes servidores estaduais, o diretor da instituição avalia que foi possível alcançar o público externo, possibilitando apresentar o funcionamento da Acadepol e promover uma orientação geral de prevenção ao crime. “Para isso, contamos com o nosso Instagram: @pcro official, que é um canal aberto à comunidade, e outra plataforma digital para treinamentos internos com assuntos sigilosos”.

Na rede social da Polícia Civil, é possível conferir vários encontros on-line que estão disponibilizados para os usuários que desejam acessar o conteúdo. Entre as principais produções, estão “Cybercrime”, “A nova Lei de abuso de Autoridade”, “Reflexos da Pandemia no Direito Penal”, “Prevenção a golpes na internet”, “Aspectos criminais e práticos do combate ao crime de maus-tratos de animais”, entre outras lives que contam com palestrantes especializados de vários Estados.

PRÓXIMA LIVE

A “Criminologia da Corrupção no Brasil” será tema da próxima live nesta quinta-feira (24), das 19h às 19h50. O delegado Fábio Henrique Fernandes Campos, vai ministrar a palestra.

Campos reforça que o assunto está alinhado com a chamada “Ciência Criminal”, que abrange um conjunto de estudos e demais conhecimentos teóricos e práticos acerca de crimes de diversos seguimentos, como, por exemplo, violência doméstica, tráfico de drogas, corrupção e outras atividades interdisciplinares. “A intenção é informar a sociedade, principalmente porque há muitos estudantes de Direito e pessoas que querem ingressar na Polícia Civil, e necessitam apreender e conhecer sobre o funcionamento da nossa instituição. Vale ressaltar que por se tratar de um assunto técnico e, naturalmente, complexo, necessita também ser discutido detalhadamente suas nuances e atribuições entre a população”.

O delegado, que também é professor universitário e escritor, publicou um livro recentemente sobre este tema com o título “Criminologia da Corrupção: historicidade e o mito do bem versus mal”. Para a live,  terá a moderação do delegado Swami Otto Barboza Neto, e a participação do delegado Júlio César de Souza Ferreira.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jackson Vicente
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Evento, Governo, Rondônia, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo