Governo de Rondônia
28/03/2024

REINSERÇÃO SOCIAL

Crochê e pintura ajudam ressocialização em três presídios

21 de janeiro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Guardanapos feitos por reeducandas do presídio feminino

Reeducandas confeccionam, guardanapos

Em convênio com a Cooperativa de Trabalho Multidisciplinar da Amazônica (Cootama) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a Secretaria Estadual de Justiça (Sejus) está promovendo na Penitenciária Estadual Feminina (Pefem), na Penitenciária Provisória Feminina (Pepfem) e no Centro de Ressocialização Vale do Guaporé, o curso de pintura em tela, tecido e crochê.

A reinserção social tem grande papel dentro das unidades prisionais, a busca da ressocialização através de cursos de capacitação e trabalhos para que o apenado possa se reintegrar novamente a sociedade é de grande importância.

O Projeto Três Rs tem o objetivo de ressocializar o apenado, reciclar para a preservação do meio ambiente e reutilizar essas matérias-primas que muitas vezes são deixadas de lado. Além de ser uma forma do reeducando ganhar remissão e oferecer alguma renda à família.

Peças feitas por reeducandos do Vale do Guaporé

Peças feitas por reeducandos do Vale do Guaporé

Atualmente 23 reeducandas participam de diversos cursos. Com peças feitas na própria cela, o curso de pintura (tela e tecido) tem carga horária de 32 horas, e o de crochê 62.

Segundo a coordenadora do curso no Vale do Guaporé, Dulce Gonçalves os próximos cursos terão como instrutoras as próprias apenadas, as que mais se destacaram foram escolhidas para multiplicarem o trabalho lecionando. “Fazemos esse trabalho dentro dos presídios há mais de quatro anos, a intenção é que o projeto se torne sustentável”, comenta.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Larissa Lopes – Assessoria Sejus
Fotos: Larissa Lopes - Assessoria Sejus
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Capacitação, Convênios, Cursos, Inclusão Social, Justiça, Meio Ambiente, Rondônia, Segurança, Serviço, Sociedade, Solidariedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo