Governo de Rondônia
25/04/2024

EDUCAÇÃO

CTPM de Jacy conquista 3º lugar em Mostra Internacional de Ciências

06 de dezembro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Os alunos do Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Jacy-Paraná Débora Noemi de Souza Maia e Mateus do Carmo Braga, orientados pela tenente PM Erika Josiani Ossuci, diretora do CTPM-Jacy e coordenadora do grupo de robótica do colégio, ganharam o 3º lugar na categoria engenharia na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia que aconteceu entre os dias 27 a 01 de novembro de 2017 da MCTEA estado do Pará.
Os alunos também foram credenciados para participar em 2018 da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia da USP em São Paulo – SP, a Febrace que é uma grande mostra de projetos científicos realizada desde 2003 todo ano na Universidade de São Paulo e tem descoberto novos talentos e gerado oportunidades a muitos jovens cientistas. A Mostra é conveniada a grandes empresas de ciência e tecnologia e é uma vitrine de talentos a serem descobertos por estas empresas
Os alunos que foram premiados na Feira de Rondônia de Inovação e Tecnologia (Ferocit) no primeiro semestre de 2017 receberam a credencial para apresentarem seu projeto sobre um sistema de funcionamento de reutilização da água do chuveiro e pia do banheiro na MCTEA. O objetivo do trabalho é a proteção da saúde pública e manutenção dos ecossistemas através do uso sustentado da água.
A água reaproveitada é tratada e armazenada em um reservatório próprio que terá sua tubulação de abastecimento direcionada para descargas dos vasos sanitários da casa, limpeza de pisos, calçadas e irrigação de plantas entre outros fins. De acordo com os alunos Débora Noemi de Souza Maia e Mateus do Carmo Braga ao longo da pesquisa foi concluído que o sistema alcança uma economia no consumo mensal em valores nas contas das famílias que variou de 10 a 30% do total mensal gasto.
Quanto à viabilidade sustentável, o sistema permitiu uma economia mensal em litros de água extremamente significativa, pois direta e indiretamente acabará trazendo muitos benefícios ao meio ambiente, além de economizar água, indiretamente economiza energia, reduz a produção de esgoto sanitário e colabora na proteção dos mananciais de água com a diminuição da quantidade de esgotos que retornam a natureza, os alunos finalizaram agradecendo ao secretário Estadual de Educação, Valdo Alves, e ao governador Confúcio Moura que possibilitou a ida dos alunos até o estado do Pará representar o estado de Rondônia.

Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Divulgação
Fotos: Divulgação
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo