Governo de Rondônia
23/04/2024

EDUCAÇÃO

CTPM-II colhe hortaliças em sua horta hidropônica e usa na merenda escolar

10 de março de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

A horta hidropônica já produziu duas colheitas de hortaliças no CTPM-II

A unidade II do Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Rondônia (CTPM-II), no distrito de Jaci-Paraná, inaugurou em dezembro do ano passado a horta hidropônica e que tem sido uma importante aliada na composição da merenda escolar, visto que está sendo colhido almeirão, alface e rúcula. O diretor geral da CTPM-II, capitão PM Camilo, afirmou nesta terça-feira (10) que já ocorreram duas colheitas com cerca de duas mil hortaliças.

A ideia da horta hidropônica surgiu com o sargento PM Eliésio que visitou a horta da Cooperativa de produtores Rurais do Observatório Ambiental Jirau (Coopprojirau), em Nova Mutum, e idealizou a possibilidade de aplicar a ideia na CTPM II.

O capitão Camilo foi informado do projeto e autorizou a instalação da horta hidropônica e que contou com apoio da Coopprojirau  e a Empresa Energia Sustentável do Brasil (ESBR) patrocinou todo o custo para instalação da horta hidropônica, com os alunos participando diretamente do plantio, manutenção e colheita das hortaliças.

A horta pode produzir, inicialmente, até 800 hortaliças por semana e, com isso, se tornar autossustentável economicamente, visto que não será mais necessário utilizar recursos financeiros da escola para compra de alface, rúcula e almeirão. “Estamos satisfeito com a horta hidropônica, tendo em vista que podemos oferecer uma merenda escolar saudável e que vai beneficiar diretamente os alunos, além de que com a utilização da mão-de-obra dos adolescentes, o plantio da horta pode despertar o empreendedorismo”, disse o diretor.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Divulgação/ Irvison Carlos Camilo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Evento, Governo, Rondônia, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo