SEAGRI

Cujubim recebe Cartão Mais Calcário para fortalecer a agricultura familiar

20 de agosto de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

O secretário de Estado de Agricultura, Evandro Padovani, entregou ao prefeito de Cujubim, Fábio Patrício, e à secretária municipal de Agricultura, Rosa Becker, o cartão mais “Mais Calcário”. A solenidade de entrega aconteceu na Câmara Municipal com a presença de produtores rurais, representantes de associações e vereadores.

O cartão “Mais Calcário” garante ao município mil toneladas do produto, gratuitamente. Essa quantidade possibilita que o município atenda a até 400 produtores da agricultura familiar. No total, serão 52 mil toneladas a ser divididas entre os 52 municípios rondonienses.

Solenidade de entrega foi feita na Câmara Municipal de Cujubim

Segundo o secretário Padovani, o insumo é fundamental para a recuperação de áreas degradas, corrigindo a acidez do solo, fornecendo  cálcio e magnésio, e como nutriente para a planta. “Seja qual for a atividade, pecuária, agricultura, hortifrutigranjeiro, piscicultura, entre outra, pode ser utilizado o calcário. O cartão Mais Calcário tem o objetivo de levar esse produto aos produtores que  por algum motivo não têm condições de adquiri-lo”, disse.

O prefeito Fábio Fabrício destacou os recursos que o governo do Estado vem investindo para alavancar a economia do município. “Já estamos concluindo a  instalação de uma usina de asfalto frio, o dinheiro do Fundo para Infraestrutura de Transporte e Habitação (Fitha)  já está  na conta da prefeitura, e agora o cartão Mais Calcário. Com isso, fortaleceremos nossa principal atividade econômica, que é a agropecuária”, citou.

Além da entrega do cartão, o  médico veterinário  da Seagri, Carlindo Maranhão, ministrou palestra sobre criação de peixe integrada com agricultura aos produtores, prefeito e vereadores presentes. Segundo ele, o projeto de criação de peixe integrado com a agricultura é uma alternativa viável para a agricultura familiar, pois em um pequeno espaço o produtor pode ter rentabilidade e produtividade.

Texto: Dhiony Costa e Silva
Fotos: Dhiony Costa e Silva