Governo de Rondônia
18/04/2024

CAPACITAÇÃO

Curso de aprimoramento em segurança é realizado para agentes do sistema socioeducativo em Ariquemes

09 de novembro de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Curso de capacitação em segurança motiva servidores do sistema socioeducativo em Ariquemes

Agentes de Segurança Socioeducativo de Ariquemes participaram no período de   01 a 02 de setembro  do curso de aprimoramento em segurança, oferecido pela Fundação Estadual de Atendimento Socioeducativo (Fease) através do seu Grupo de Escolta Tática (GET).  Foram alunos 15 servidores que atuam como agentes e técnicos na Unidade Socioeducativa de Ariquemes.

A Fease pretende motivar os servidores e, com isso, atrair mais resultados positivos ao trabalho, com maior segurança, no teor pedagógico e operacional, visando às táticas utilizadas no controle de socioeducandos em caso de agressividade. O curso teve carga horária de 08 horas, divididas em dois turnos, com conteúdos práticos na área de defesa pessoal, uso de tonfa, uso de algemas, escolta e gerenciamento de crise.

O chefe do GET, Rodrigo Paz informa que esse foi o primeiro curso ministrado pelo grupo no interior e a experiência foi única uma vez que esses agentes relataram a necessidade de existir formação continuada, tendo em vista o longo tempo que distanciou a formação que tiveram na academia e o aperfeiçoamento de agora. “Muitos dos alunos nos disseram que este é o primeiro curso que receberam de aperfeiçoamento. Muitos não lembravam mais de procedimentos usados no gerenciamento de crises, bem como de segurança”, ressaltou.

A importância da continuidade de manter os agentes socioeducativos atualizados nesta área é um ponto que merece ser considerado, destaca ainda o chefe do GET, tendo em vista que situações de crise aparecem no cotidiano de ação destes servidores dentro das unidades socioeducativas e muitos ficam inseguros de como agir em determinadas situações. “ É um barril de pólvora o dia a dia de uma unidade socioeducativa e pequenas situações podem eclodir uma crise. Nesse curso ministrado agora os  servidores gostaram do modelo apresentado, pois foi voltado para as especificidades do sistema socioeducativo e veio ao encontro do que eles estavam esperando, sem superficialidades”, explicou Rodrigo.

FORMAÇÃO CONTINUADA

A Fease já possui um cronograma de curso de capacitação que serão ofertados para os servidores de todas as unidades socioeducativas de Rondônia. A presidente da Fease, Sirlene Bastos, explica que é de fundamental importância o investimento nos profissionais que lidam diariamente neste setor.

Por saber que a segurança permeia todas as ações desenvolvidas dentro das unidades socioeducativas, há o compromisso em investir para aprimorar técnicas e trazer novas informações aos servidores. “A proposta não consiste somente em trabalhar a segurança, mas a segurança socioeducativa, o que nos conduz a peculiaridades da realidade do atendimento do adolescente em cumprimento de medida de internação”, finaliza a presidente.

Leia mais:

Projeto de horta orgânica contribui para ressocialização de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em Ariquemes

Anexo: 20180902_163537.jpg Download

Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Celene Gomes
Fotos: Arquivo Fease
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Cursos, Rondônia, Segurança, Servidores


Compartilhe


Pular para o conteúdo