Governo de Rondônia
20/04/2024

TRÂNSITO

Curso de Atualização em Legislação de Trânsito reúne cerca de 100 agentes do Detran e parceiros

15 de julho de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) realiza nesta segunda e terça-feira (15 e 16), em Porto Velho, o curso de “Atualização em Legislação de Trânsito”, que reúne cerca de 100 servidores da área de fiscalização, da Junta Administrativa de Recurso de Infração (Jari) da autarquia e de órgãos parceiros, sob orientação dos especialistas Ordeli Savedra e Josimar Amaral.

Falando aos agentes do Detran e parceiros, Benedita Oliveira disse que a autarquia vai continuar investindo em sua mão de obra para poder prestar melhores serviços

Supervisionado pela Coordenadoria de Qualidade do Detran, o curso que está sendo realizado no auditório do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, foi aberto pela diretora adjunta da autarquia, Benedita Oliveira. Ela agradeceu a presença e dedicação dos servidores do órgão e dos parceiros, destacando a importância da atualização contínua dos procedimentos administrativos e principalmente de fiscalização, que sofrem muitas alterações e modificações legais que exigem estudo e acompanhamento de todos os envolvidos com o trânsito.

A diretora agradeceu também ao diretor-geral da autarquia, coronel Neil Gonzaga, pelo apoio a este projeto de qualificação e valorização dos servidores do Detran que, na verdade, segundo ela, atende a um projeto do conjunto da Administração Estadual, de qualificação de seu capital humano, orientado diretamente pelo governador Marcos Rocha.

Benedita Oliveira foi direta aos servidores em sua fala, pedindo que aproveitem ao máximo do curso. “Perguntem e tirem todas as suas dúvidas”, ressaltou, mostrando que conhece bem as dificuldades dos servidores. Ela garantiu que o Detran vai continuar investindo em sua mão de obra para prestar cada vez mais, os melhores serviços.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Ao apresentar o conteúdo programático do curso e a linha do projeto de atualização sobre a legislação de trânsito, o professor Ordeli Savedra se alinhou com os agentes, colocando-se na mesma posição, para dizer que “ninguém sabe tudo”, e ressaltando a importância de estar preparado para aprender um pouco mais. “O universo das relações do trânsito é amplo e complexo, e exige esforço e dedicação do agente”, disse o professor para justificar a necessidade do aprimoramento contínuo, em especial do conjunto das normas de trânsito e suas alterações.

O professor Josimar Amaral disse, por seu turno, que a função do curso é gerar e ampliar a base de conhecimento dos servidores, visto que a falta de ação de conhecimento é fator gerador de insatisfação no processo de fiscalização do trânsito, que também gera em consequência, grandes demandas no Judiciário, em prejuízo para o cidadão. “Portanto, nossa missão aqui é contribuir com conhecimento, que torna possível a produção de atos administrativos perfeitos”, destacou.

Fazendo uma relação contextual, o professor citou o exemplo da Lei Seca. Para ele, este é um instrumento legal da maior importância, visto que previne, salva vidas e gera arrecadação, por isso defendeu que esses recursos sejam aplicados em conhecimento, ampliação e melhoria da fiscalização, como um meio a mais no projeto de humanização e segurança no trânsito.

Leia mais:

Diretora do Detran classifica educação de trânsito como prioridade do Governo de Rondônia

Servidores e especialistas debatem trânsito em Encontro Pedagógico em Porto Velho


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Cleuber Rodrigues Pereira
Fotos: Hagnes Chediak
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cursos, Governo, Rondônia, Trânsito


Compartilhe


Pular para o conteúdo