APERFEIÇOAMENTO

Curso de formação continuada vai beneficiar secretários e auxiliares de escolas de Ariquemes e região

10 de maio de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou nesta segunda-feira (9), no auditório do Centro de Ensino de Educação de Jovens e Adultos de Ariquemes (Ceejar), o lançamento do curso de Formação Continuada para secretários e auxiliares das escolas estaduais de Ariquemes e jurisdição. Promovido numa parceria com as Faculdades Associadas de Ariquemes (Faar), o curso tem por objetivo construir competências e habilidades práticas na área da Educação, desenvolvendo os cinco pilares: desburocratização, relacionamento, autonomia, tecnologia da informação e comunicação através da análise critica e refletiva.

imagens (7)

Ao todo, 103 profissionais da Educação na área de atendimento ao público, secretários e auxiliares de 21 escolas estaduais da região participarão da formação

“Estar aqui, hoje, significa que estamos aliados àqueles que têm como função a qualificação dos serviços prestados à população”, disse a vice-diretora da Faar, Elenice Cristina Rocha, completando que ser parceiro  do poder público em um projeto que visa o desenvolvimento profissional, social e cultural,  é motivo de orgulho, e certeza de que a instituição caminha na direção correta.

Ao todo, 103 profissionais da Educação na área de atendimento ao público, secretários e auxiliares de 21 escolas estaduais de Ariquemes e jurisdição, como Cacaulândia,  Monte Negro, Campo Novo, Alto paraíso, Rio Crespo e Cujubim, participam do curso de aperfeiçoamento.

Para a secretária da escola Chico Mendes, Silvana Alcides da Costa, com 28 anos de serviços públicos, 21 deles nessa função, a formação continuada é uma condição importante para o desenvolvimento profissional, aprimoramento no campo do trabalho e carreira e,  principalmente, a valorização do trabalho dos profissionais da educação. “Só temos a ganhar. A alegria e expectativa são grandes. Agradeço ao governador Confúcio Moura e a todos que participaram do processo”, disse.

De acordo com com coordenadora de Educação de Ariquemes, Núria Saguê, o curso  é composto por sete módulos, com encontros presenciais uma vez por mês, por um período  de sete meses. As aulas iniciarão nesta quarta-feira (11).

Núria explicou que a pretensão do governo estadual, por meio da CRE Ariquemes e Faar, não é oferecer aos cursistas conhecimentos prontos e acabados, mas, sim, momentos de reflexões, pois o desafio de refazer a educação, reinventá-la, criar condições objetivas para que uma educação democrática seja possível dentro do ambiente de trabalho. “A semente foi semeada, porém, a colheita dos frutos dependerá do compromisso do desprendimento de cada um de nós”.

“Nada detém o conhecimento. A educação é a solução de todos os nossos problemas, inclusive o de fator moral”, afirmou  o delegado regional, Thiago Flores, destacando a importância dos profissionais de Educação, principalmente dos secretários e auxiliares que, segundo ele, essa função faz deles  o cartão de visita das escolas, e o aprimoramento dos servidores vem de encontro com a transformação que a era digital impõe a todos os campos da sociedade.

A internet atinge cada vez mais o sistema educacional, a escola, enquanto instituição social é convocada a atender de modo satisfatório as exigências da modernidade. “O governador Confúcio acompanha esse quadro de transformação, investindo em equipamentos modernos para as escolas, implantando novos programas, aplicando  novas metodologias, propiciando conhecimentos e habilidades necessários aos profissionais e aos educandos na era digital”, disse Flores.

O evento ainda contou com a apresentação da orquestra da escola Heitor Villa Lobos; e a presença dos deputados estaduais Adelino Follador, Saulo Moreira e Alex Redando; e do diretor-geral do Instituto Federal de Rondônia (Ifro).

Texto: Suelly David
Fotos: Stanismar de Senna Brito

Assistência Social, Capacitação, Convênios, Cultura, Cursos, Distritos, Economia, Educação, Evento, Governo, Inclusão Social, Justiça, Legislação, Rondônia, Serviço, Servidores, Tecnologia