Governo de Rondônia
17/04/2024

QUALIFICAÇÃO

Curso de Operações Especiais tem início com a participação de policiais militares de nove estados

19 de agosto de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

FOTO 1O Comando da Polícia Militar de Rondônia, por intermédio da Coe (Comando de Operações Especiais), iniciou segunda-feira (17), o quinto COEsp (Curso de Operações Especiais da Polícia Militar do Estado de Rondônia. Trinta e cinco policiais participam do curso: 21 de Rondônia e 14 de outros estados. A solenidade de abertura aconteceu no auditório do Ministério Público Federal do Trabalho e contou com a participação de mais de 100 pessoas. O vice-governador Daniel Pereira representou o governador do Estado, Confúcio Moura.

Dos candidatos de Rondônia, 14 são de Porto Velho e outros sete do interior. O curso abriu vagas para 14 participantes dos estados de Mato Grosso (três); Paraná (três); Amazonas e Santa Catarina (dois cada). Os estados de Roraima, Rio Grande do Norte, Amapá, Rio Grande do Sul e o vizinho Acre, enviaram um policial cada. Este é o segundo curso realizado pelo COE no atual governo. O primeiro foi em 2013.

“Considerando que este é o quinto curso, e dois deles realizados em 2013 e 2015, isso significa que dizer que 40% dos cursos oferecidos pelo COE são da atual gestão”, disse o vice-governador, Daniel Pereira, durante pronunciamento.

Daniel lembrou algumas ações da Polícia Militar de Rondônia, que quando solicitada pelo Poder Judiciário, poe exemplo, para garantir eventuais reintegrações de posse, tem sido feito na mais perfeita ordem, sem um arranhão a quem quer que seja. “Isso e muitas outras atitudes, como as ações sociais é que credência a Polícia Militar a colaborar com outros Estados no treinamento de Operações Especiais”, disse o vice governador.

IMG_9930“Sejam bem vindos todos aqueles que são de outros estados. A presença de cada um de vocês no curso oferecido por Rondônia é muito importante”- disse Coronel Kisner.

Para o comandante da Polícia de Rondônia, o fato de a Polícia Militar de Rondônia ser uma das mais bem avaliadas de todo o país, contribui muito para que corporações militares de outros estados enviem para Porto Velho, policiais que receberão o treinamento do COE. O coronel Kisner ainda lembrou e elogiou a atuação do coronel Garret e de demais precursores do curso, como coronel Elmo Costa, e os sargentos Rocha e Severino Santos.

O secretário adjunto de Segurança Pública do Estado, coronel Adilson Bandeira, disse que a Sesdec valoriza a necessidade de qualificação profissional. “Nos esforçamos para que este quinto curso pudesse ser realizado.” O secretário incentivou os cursandos a não desistirem nunca. “Sabemos que durante o curso serão muitas as adversidades, muitos limites extrapolados, mas nada será tão gratificante, quanto quando ao final do treinamento os senhores receberem o Brevê ‘Caveira”, como integrantes das operações especiais, em Rondônia ou no seu Estado de Origem. A palavra estrangeiro é utilizada carinhosamente  e se refere àqueles que vem de outros estados da federação, disse o secretário.

O coordenador do curso, tenente PM Henrique, disse que Operações Especiais são denominadas no âmbito das organizações militares e policiais, porque vão além da normalidade das operações consideradas rotineiras, daí a necessidade da qualificação diferenciada. Já o coronel Pachá (COE), apresentou uma exposição onde foi inserido breve histórico do COEsp. Segundo ele, o primeiro curso, em Rondônia, ocorreu em 1991, seguido de mais três edições (1992, 1996 e 2013).

Neste contexto de formação, enfatiza o coronel, fomos os primeiros na região norte e embrião para a criação das unidades de Operações Especiais do Pará e Rio Grande do Norte. O trabalho cresceu, aumentando assim, a participação de policiais de outros estados, interessados nos nossos cursos, ressaltou.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Valdir Alves
Fotos: Subtenente PM David Oliveira
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo