PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES
08 de abril de 2016 | Governo do Estado de Rondônia
O Abril Verde reuniu esta semana três atividades envolvendo servidores do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Rondônia (Iperon) e de outros órgãos do estado. Palestras com o controlador geral do estado, Francisco Lopes Netto, sobre Ética no Controle Interno, e com o procurador geral do Instituto, Thiago Alencar, abordando a Concessão de Benefícios Previdenciários fizeram parte da programação. Para os servidores foi ministrado o curso Excelência no Atendimento, pelo administrador Francisco Tavares Melo.
“Os eventos estão sendo de grande importância”, avalia o representante do Iperon em Cacoal, Dilson Monteiro. Segundo ele, cada uma das atividades, em sua particularidade, tem atendido as expectativas.
O controlador geral Francisco Netto buscou trabalhar com os servidores o conceito da moral, que trata do conjunto de regras que regem não só o Controle Interno, como a vida, e a ética, entendida como a reflexão da aplicação da moral. A palestra mobilizou servidores ligados aos setores de Auditoria Interna do instituto e da Superintendência Estadual de Licitação (Supel). “Este é um tema de extrema importância para nós, que viemos do interior”, explicou Dilson, de Cacoal. Segundo ele, percebe-se que nos municípios há um certo descrédito quanto a garantia da aposentadoria ao longo dos anos pelo Instituto, “mas quando se vê que há toda uma preocupação do estado em fiscalizar a Previdência, como explanado na palestra do controlador, isso garante a confiança do contribuinte”.
Para o procurador Thiago Alencar, a oportunidade de falar para servidores sobre os benefícios previdenciários tem sido uma experiência enriquecedora, uma vez que ao ouvir, pode também orientar, e crê que os servidores serão multiplicadores das informações junto aos seus colegas, proporcionando uma pacificação de entendimento.
A técnica em previdência, Ludmila Moreira, ao término da palestra salientou que pôde esclarecer muitas dúvidas sobre benefícios, como as verbas que acompanham a remuneração do servidor na aposentadoria. “As três atividades desta semana foram muito esclarecedoras e me ajudaram no aspecto pessoal e profissional”, destacou. Além do pessoal do Instituto, participaram servidores do Detran, do Idaron, da Casa Civil, da Secretaria de Defesa, Segurança e Cidadania, entre outros.
No curso de Excelência no Atendimento, o administrador Francisco Tavares de Melo levou o grupo de servidores participantes a refletir sobre a qualidade do atendimento que tem sido prestado ao público do Iperon, formado principalmente por servidores aposentados, que precisa de uma atenção diferenciada pela própria condição de idade e outros fatores. Ele ensinou a necessidade de enxergar no outro a condição futura de cada um. O treinamento foi uma troca de experiências que mobilizou servidores capital e dos núcleos regionais durante todo o dia.
O próximo evento interno do Abril Verde está previsto para o período de 18 a 20 , com o curso de Relações Interpessoais e Motivacionais, ministrado por Francisco Tavares . E no dia 25, servidores de outros órgãos poderão participar da palestra que vai fazer uma abordagem sobre a Contabilidade dos RPPS (Regimes Próprios de Previdência Social). O Instituto convidou para falar sobre o tema o conselheiro substituto do Tribunal de Contas, Erivan Oliveira da Silva.
Fonte
Texto: Alice Thomaz
Fotos: Jeile Tavares
Secom - Governo de Rondônia
Categorias
Capacitação, Cursos, Evento, Governo, Previdência, Rondônia, Serviço, Servidores