Governo de Rondônia
Sexta, 25 de junho de 2021

CAPACITAÇÃO

Curso Nacional de Qualificação de Auditorias e Ouvidorias do SUS é realizado em Porto Velho

09 de outubro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

DSCF1731Entre os dias 05 a 09 de Outubro, foi realizado em Porto Velho o primeiro módulo do Curso Nacional de Qualificação de Auditorias e Ouvidorias do Sistema Único de Saúde (SUS), que teve como proposta central contribuir para o fortalecimento e qualificação das práticas profissionais dos auditores e ouvidores, com vistas ao fortalecimento destas áreas estratégicas para a consolidação do SUS.  O curso é resultado de uma parceria estabelecida em 2011 entre a vice-direção da Escola de Governo em Saúde, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Osvaldo Cruz, o Departamento Geral de Ouvidorias do SUS, o Departamento Nacional de auditorias do SUS e a Rede de Escolas e Centro Formadores em Saúde Pública.

Os Municípios contemplados nesse primeiro momento foram definidos pelo Departamento Geral de Ouvidoria do SUS e pelo Departamento Nacional de Auditoria do SUS, priorizando aqueles que aderiram ao Contrato Organizativo da Ação Pública (COAP) ou ao aplicativo do Pacto pela Saúde (SISPACTO). No tocante à auditoria, são municípios que possuem o componente auditoria implantado, e quanto a Ouvidoria, são aqueles que não possuem o componente de ouvidoria mas pactuaram.

Para a facilitadora da Fiocruz, Eliana Pasini, tanto a auditoria como ouvidoria são áreas importantes para o município, que pode contribuir para uma melhor gestão, uma vez que através desses instrumentos pode-se medir o nível de satisfação dos serviços prestados. “A ouvidoria é o canal que recebe as denuncias do cidadão e a auditoria apura a denuncia que chega através da ouvidoria. Os gestores devem valorizar e investir na implantação dessas equipes, bem como trabalhar em sintonia com esses profissionais, o que resultará em satisfação à população”, disse.

 O ouvidor Geral do Estado, Vicente Rodrigues de Moura, parabenizou os técnicos da Fiocruz, destacando a todos como uma equipe de ponta, bem preparada e comprometida na disseminação do conhecimento. “Certamente esses profissionais que participaram do curso serão multiplicadores em seus municípios, contribuindo para uma eficiente prestação dos serviços de saúde”, finalizou.

A segunda parte do curso será realizada entre os dias 09 e 13 de novembro na Universidade Federal de Rondônia(Unir). Participara do curso o Ouvidor Geral do Estado, que na ocasião representou o Secretário Estadual de Saúde, os facilitadores da Fiocruz, Eliana Pasine, Emiliano Delgado Neto e Geane Ribeiro, o técnico da representação do serviço de auditoria do MS/RO, Rodolfo Marcelo e representante dos demais municípios do Estado.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Bosco Cardoso
Fotos: Bosco Cardoso
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Rondônia, Saúde


Compartilhe