Governo de Rondônia
26/04/2024

CAPACITAÇÃO

Curso para agentes de segurança pública e lideranças comunitárias reforça ações do governo de Rondônia na mediação e resolução de conflitos

25 de abril de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Com a proposta de capacitar agentes de segurança pública e representantes da sociedade civil para a mediação de resolução de conflitos em Rondônia, com foco no racismo institucional, acontece nesta quinta-feira (26), em Porto Velho, das 8h às 12h e das 14h às 18h, curso destinado a 100 policiais militares e civis e 100 lideranças comunitárias, no auditório do Serviço Nacional do Comércio (Senac). O evento é promovido pela Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e os Ministérios dos Direitos Humanos e da Justiça e segurança Pública, numa parceria com o governo estadual, sob a coordenação das Secretarias de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) e de Desenvolvimento e Assistência social (Seas).

Metodologia do curso foi apresentada em reunião na Governadoria

Em reunião nesta quarta-feira (25) com o secretário executivo do gabinete do governador, capitão Marcelo Duarte Correa; a titular da Seas, Cira Moura; e o gerente de Planejamento da Sesdec, capitão Paulo Henrique Barbosa, o secretário executivo dos Conselhos do Ministério de Relações Humanas, Rlick dos Santos, fez um breve relato do curso que está em sua 14ª edição e tem como proposta atingir todas as unidades da federação. Até agora pelo menos 3.777 pessoas já foram certificadas, segundo ele.

Rlick dos Santos explicou que a ideia é facilitar a resolução de pequenos conflitos por meio da mediação dos agentes com as pessoas envolvidas, evitando, assim, a sobrecarga das delegacias e a judicialização da causa.

De acordo com o capitão Marcelo e a secretária Cira Moura, o curso reforça as ações do governo, que já trabalha com a mediação, e tornou Rondônia o primeiro estado a regulamentar a Lei Federal nº 13.140/15 e a incentivar a mediação de conflitos em todos os níveis, começando pelas escolas. A mediação também integra o Programa Rondônia Mais Segura, assim como o eixo municípios mais pacíficos. Com a mediação, crimes de pequenos delitos são resolvidos pelo agente de polícia, que preenche formulário e o emite à Justiça já com audiência marcada, chegando a um consenso em uma semana no interior, enquanto que na capital a resolução ocorre em até 15 dias, o que aumenta a sensação de segurança, na avaliação de Cira Moura. Rondônia, Santa Catarina e Goiás são os pioneiros nesta modalidade.

Ainda durante a reunião, o capitão Marcelo propôs uma readequação da grade curricular do curso de formação de policiais, que já contempla a mediação, mas deverá ser ampliada com temas específicos, como intolerância religiosa, igualdade racial e homofobia. Projeto para acordo de cooperação será elaborado ainda nesta quarta-feira, por sugestão do capitão, para que sejam formados multiplicadores em todo o estado, considerando a extensão territorial, diversidade cultural, áreas de fronteira, povos indígenas e outras peculiaridades que tornam Rondônia diferente dos demais estados. “Somos um estado propício a ser referência em nível nacional”, disse o capitão Marcelo ao citar a participação de policiais de Rondônia em cursos e atividades no exterior, a exemplo de Vila-Real (Espanha) e em Porto Velho, esse último realizado em março deste ano.

Leia Mais:

 Profissionais de Rondônia participam de curso em Portugal para se tornarem multiplicadores da mediação de conflitos nas escolas

 Especialistas da Espanha em mediação policial são recebidos pelo governador Confúcio Moura

 Unidades Integradas de Segurança iniciam implantação da mediação de conflitos em Porto Velho e mais três municípios

 Policiais de Rondônia participam de curso de mediação de conflitos em Porto Velho


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Veronilda Lima
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo