Governo de Rondônia
26/04/2024

CAPACITAÇÃO

Curso sobre diagnóstico rápido das infecções fúngicas será ministrado pelo Cepem a profissionais da saúde em Rondônia

10 de junho de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Este será o primeiro curso a ser ministrado, com foco no diagnóstico rápido das infecções fúngicas

 

O curso sobre Diagnóstico Rápido das Infecções Fúngicas será ministrado a profissionais da saúde, que realizam diagnóstico laboratorial, em unidades da rede estadual (Centro de Medicina Tropical de Rondônia – Cemetron, Hospital de Base, Pronto Socorro João Paulo II, Laboratório Estadual de Patologia e Análises Clínicas – Lepac, Laboratório Central de Saúde Pública – Lacen e Centro de Pesquisa em Medicina Tropical – Cepem).

Este será o primeiro curso a ser ministrado, com foco no diagnóstico rápido das infecções fúngicas, destaca o especialista em Micologia Médica e Mestre em Biologia de Fungos, Elton Bill Amaral de Souza, responsável pela capacitação dos servidores.

Segundo ele, a realização da capacitação justifica-se pela necessidade de ampliar o atendimento ao diagnóstico, serviço realizado, atualmente, apenas pelo Cepem. “Considerando que vivemos em uma região muito úmida e com alto índice de casos, é importante que outros profissionais estejam capacitados para realizar esse tipo de diagnóstico, uma vez que recebemos no Cepem pacientes e amostras clínicas de várias unidades de saúde de Porto Velho e de outros municípios”, pontuou o especialista.

O treinamento dos servidores será realizado nos dias 11 e 12, deste mês, no auditório do Lacen, localizado na rua Anita Garibalde, nº 4.130, bairro Costa e Silva, em Porto Velho.

Sobre as infecções fúngicas e diagnóstico

Crescimento em meio de cultura Ágar Sabouraud de colônia fúngica

Os fungos comumente habitam o meio ambiente e até mesmo o próprio corpo humano. No entanto, algumas espécies podem causar diferentes tipos de doenças, podendo levar a infecções graves e/ou fatais. Rondônia, por estar numa região quente e úmida, registra diversas doenças fúngicas, sendo as de maior incidência, identificadas, no Laboratório de Micologia Médica do Cepem, as micoses superficiais como Dermatofitose (impinge), Pitiríase versicolor (Pano branco), e Candidíase.

Entre as micoses que levam o paciente a óbito, destacam-se alguns casos de Paracoccidioidomicose, histoplasmose e Cryptococose. O diagnóstico das infecções fúngicas é rápido e pode ser realizado de duas formas, a pesquisa de fungo, para identificação da doença que o paciente tem, e a cultura micológica que identifica o nome do fungo que está causando a doença.

Muitos hospitais, possuem dificuldade em fazer o diagnóstico definitivo de doenças fúngicas, ocasionando sérios problemas ao paciente. Desta forma, o diagnóstico rápido e correto das infecções fúngicas é de extrema importância na rede pública, por isso, o Cepem que possui um profissional qualificado na área e com ampla experiência no diagnóstico micológico, está oferecendo este treinamento, no intuito de capacitar os profissionais de saúde e ampliar a rede de atendimento aos pacientes.

Leia mais:

 Instituto Oswaldo Cruz e Fiocruz RO lançam chamada para turma especial de Doutorado em Ciências

 Fiocruz RO orienta moradores a eliminar criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: José Gadelha
Fotos: Jeferson Mota
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Governo, Rondônia, Saúde, Serviço, Servidores, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo