Governo de Rondônia
19/04/2024

FISCALIZAÇÃO

De janeiro a junho deste ano, cerca de 6 mil veículos rodoviários de Rondônia foram vistoriados pelo Ipem

21 de junho de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Vistoria em veículos-tanque é realizada por agendamento via WhatsApp

O Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia (Ipem) mantém o ritmo celerizado de trabalho na inspeção de cronotacógrafos (conjunto de instrumentos destinado a indicar e registrar, de forma simultânea, inalterável e instantânea, a velocidade e a distância percorrida pelo veículo, sem paradas) ao longo do ano de 2021, em veículos rodoviários de Rondônia.

No período de janeiro até junho deste ano foram efetuadas 5.895 inspeções. Do total fiscalizado, 4.017 foram realizadas através da leitura de disco de empresas licenciadas (permissionárias) pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), enquanto que 1.878 foram através de atendimentos feitos via agendamento na sede do Ipem.

“Temos que valorizar o trabalho desempenhado por nossos fiscais ao longo do ano, por manterem o ritmo de trabalho e que, apesar da pandemia, estão mantendo bons números no atendimento dos instrumentos de medição de veículos. O desempenho dos servidores garante a segurança no transporte, já que todo equipamento de medição precisa ser aprovado pelo Inmetro e ser aferido periodicamente”, destacou o presidente do Ipem, Aziz Rahal Neto.

O Ipem também realiza a verificação de veículos-tanque no próprio órgão. De acordo com o diretor técnico do Ipem, Waldir Tschurtschenthaler Costa, a vistoria é efetuada exclusivamente via agendamento, após o usuário ter retirado os Certificados de Inspeção Veicular (CIV) e para o Transporte de Produtos Perigosos (CIPP) e da obrigatoriedade de manter o tacógrafo em dia. “Após a conferência, o veículo-tanque garante a certificação de dois anos para o transporte de combustíveis líquidos”, frisou.

O agendamento deve ser realizado via WhatsApp através do telefone: (69) 99361-5833, de segunda a sexta-feira no horário de 7h30 às 13h30. O atendimento feito no Instituto cumpre todos os requisitos de segurança contra a covid-19, com as equipes mantendo o distanciamento necessário, utilizando máscaras faciais e álcool em gel.

A verificação ocorre na sede do Ipem-RO, localizado à avenida dos Imigrantes, 1.201, bairro São Sebastião II, em Porto Velho.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Alexandre Almeida
Fotos: Alexandre Almeida
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Empresas, Fiscalização, Governo, Rondônia, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo