Governo de Rondônia
29/03/2024

CAPACITAÇÃO

De outubro a novembro, Setur e Senac qualificam monitores de turismo e condutores de pesca em Rondônia

03 de outubro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Mapa Turístico de Rondônia divide o estado em polos

Em convênio com o Serviço Nacional do Comércio (Senac), a Superintendência Estadual do Turismo (Setur) iniciou o Projeto Cursos e Capacitação para Agentes de Turismo, que contemplarão 22 municípios* no biênio 2017-2019.

As inscrições continuam abertas, informa o coordenador de Projetos e Convênios, Willian Souza do Carmo. Segundo ele, os municípios fazem parte do Mapa do Turismo do Estado.

No dia 17 de setembro, o superintendente Gilvan José Pereira Júnior assinou com o superintendente do Senac, Hilton Gomes, o ato de entrega de R$ 732,47 mil para promover 580 cursos de capacitação da rede hoteleira e qualidade de atendimento.

Coube ao Instituto de Desenvolvimento Educacional do Estado (Idep) gerir o contrato que utiliza recursos da Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura, com o aval do Conselho de Desenvolvimento do Estado de Rondônia (Conder).

 

“A Setur comunicou o projeto à presidente regional da Associação Brasileira das Agências de Viagem (ABAV), Shirlene Santos do Espírito Santo, pedindo-lhe que auxilie no preenchimento das vagas”, informou Willian Souza.

 

Participarão 942 pessoas. Nas cidades em que não houver sede do Senac, os inscritos frequentarão aulas em centros culturais, do idoso, e escolas.

O curso de Qualidade de Atendimento, tem carga horária de 40 horas e duração de dez dias úteis, ensinando relacionamento humano, hospitalidade, e apresentação pessoal.

O curso de Condutor de Turismo de Pesca, com carga horária de 60h e duração de 15 dias úteis, tem o mesmo conteúdo do primeiro, acrescentando primeiros socorros, legislação e educação ambiental na pesca, equipamento, preparação, manutenção e prática de pesca (preparo, pesque e solte).

O curso de Monitor de Turismo, com 40 horas e dez dias úteis, tem semelhante carga ao de pesca, enfatizando apresentação pessoal, função do monitor de turismo e principais pontos turísticos da localidade e do estado.

ONDE E QUANDO ACONTECEM

Em Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná e Vilhena, os cursos se realizam nas dependências do Senac. Horários variam em todas as cidades.

Qualidade no Atendimento, por exemplo, começou no dia 30 de setembro na Capital e em Candeias do Jamari.

Em Ouro Preto do Oeste e Pimenta Bueno, começará no dia 7 de outubro, em Cacoal, 14, em Alto Alegre dos Parecis e Guajará-Mirim, 21, Nova União, 16, dia 21, em Cabixi, Nova Mamoré e Presidente Médici, dia 28, em Ariquemes e São Francisco do Guaporé, dia 4 de novembro, Alta Floresta e São Francisco do Guaporé, dia 7 de novembro, Campo Novo de Rondônia, dia 11.

Condutor de Turismo de Pesca começa no dia 14 de outubro em Porto Velho, Nova Mamoré, Guajará-Mirim e Cacoal, e 21 de outubro em Pimenta Bueno. Em 18 de novembro, Cabixi e Pimenteiras d’Oeste. No mês seguinte, novembro, dia 4 em Costa Marques e Ji-Paraná, Alta Floresta (Porto Rolim), 18.

Monitor de Turismo começa dia 14 de outubro em Alto Paraíso e Ariquemes e São Miguel do Guaporé, Cacaulândia, 15, Campo Novo de Rondônia, 16, Nova Mamoré e Porto Velho, 21, São Francisco do Guaporé, 4 de novembro, Vilhena, Nova União, 5.

Saiba as datas dos cursos. Fale com a Setur:
seturprojetoro@gmail.com

Fale com o Senac
(69) 2181 6900

Leia mais

Governo de Rondônia lança o Pacto de Desenvolvimento do Turismo

Para estimular a economia, estabelecimentos do setor de turismo passam a ser cadastrados no “Rondônia Tem Tudo”

Professores de história se habilitam para incentivar alunos a redescobrir belezas de Rondônia


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Arquivo Secom
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Lazer, Rondônia, Turismo


Compartilhe


Pular para o conteúdo