DIA DO APOSENTADO

Dedicação e experiência são lembrados pelo Iperon no dia do servidor público aposentado

18 de junho de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Sirlene Borino aproveita a aposentadoria para viajar

O Governo de Rondônia, por meio do Instituto de Previdência do Estado de Rondônia (Iperon), presta homenagem aos profissionais que durante anos, fizeram de suas vidas uma verdadeira abnegação ao servir o Estado. O Dia do Servidor Público Aposentado, comemorado em 17 de junho, representa e simboliza dedicação, experiência e sobretudo, respeito.

Muitos dos servidores que atuam em instituições governamentais, encontram-se em idade limite para o exercício do emprego público. Atualmente, o Iperon conta com cerca de 7.425 servidores aposentados em todo o Estado.

É o caso de Sirlene Borino, que por 30 anos atuou como técnica judiciária no Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ) e há dois anos, conta como é a realidade de viver este momento tão aguardado. “É um tempo em que podemos ter a mais para cuidar da saúde, colocar em prática planos que tinha há muito tempo, além de agora, estar mais tempo junto da família”.

Ela relata que está se descobrindo em uma área diferente de sua carreira no judiciário. “Sinto falta da função, que além de importante é de muita responsabilidade, pois, lidamos com jovens e adultos em um ambiente muito agradável. Porém agora, com a aposentadoria, procuro fazer mais exercícios físicos, cuidar de minha família e agora, pretendo aprender canto e instrumentos musicais”.

Sílvia Varela participando do Preparando para a Aposentadoria

Já Silvia Varela, aposentada há quase dois anos, atuou no setor de Recursos Humanos do Iperon, e afirma que o programa “Preparando para Aposentadoria” esclareceu suas dúvidas, pois se sentiu preparada em todas as áreas pessoais, além de receber explicações sobre o planejamento na área financeira.

De acordo com a psicóloga do Iperon, Maria Enilsa Januário, a aposentadoria é um momento de reflexão, pois o servidor deverá buscar novas formas de preenchimento do tempo vago com outras atividades. “A pessoa terá que ressignificar a questão emocional, social e financeira essa nova etapa, para que passe o período com bem-estar e qualidade de vida”.

A psicóloga deixa um conselho aos servidores aposentados. “Com essa nova etapa de vida, é importante ter outras ocupações, para que não tenha o tempo ocioso. Empreender atividades diferentes, fazer exercícios físicos, ser voluntário em algum projeto social, estabelecendo vínculos, isto é, ocupando a mente e o corpo saudável”.

Texto: Jéssie Dias e Richard Neves
Fotos: Jéssie Dias e arquivo pessoal