Governo de Rondônia
Sexta, 14 de maio de 2021

ENCHENTES

Defesa Civil Estadual dispõe de estrutura para atender situações emergenciais

06 de março de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Coronel Sílvio Rodrigues, coordenador da Defesa Civil, diz que governo do estado está preparado para situações emergenciais

Coronel Sílvio Rodrigues, coordenador da Defesa Civil, diz que governo do estado está preparado para situações emergenciais

O governo estadual está pronto para situações emergenciais decorrentes da subida das águas do Rio Madeira e seus afluentes, garantiu hoje (6) o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Sílvio Luiz Rodrigues.

Choveu bem ontem (5) e na madrugada de hoje (6). Às 7h da manhã desta sexta-feira, a cota do rio subiu para 16,92m, informou o Setor de Hidrologia do Serviço Geológico Brasileiro-CPRM.

Dados pluviométricos apontam o acúmulo de água: em janeiro, 265,5 milímetros; em fevereiro, 190,1mm, e nos primeiros seis dias de março, 78mm. Em dados comparativos, a menor precipitação ocorreu no dia 2: apenas 7,7mm, porém, quinta-feira e hoje choveu bem mais na bacia do rio: 25,9mm e 28,8mm respectivamente, totalizando 54,7mm.

A Secretaria Estadual de Assistência Social (SEAS) organiza sua equipe de resgate para a próxima terça-feira, data em que o barco Deus é amor viajará novamente para a região do Baixo Madeira, a fim de recolher e transportar famílias desalojadas pelas enchentes, até o porto Cai N’Água, na Capital. Elas ficarão alojadas em paróquias católicas.

Para suprir deficiências municipais em Porto Velho, a Defesa Civil Estadual tem condições de contratar barcos e barracas para transportar mantimentos e combustíveis até as áreas atingidas por enchentes, informou o coordenador da Defesa Civil Estadual e comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia, coronel Sílvio Luiz Rodrigues.

“Ainda temos barracas de lona fornecidas no ano passado pelo governo federal”, ele adiantou. A Defesa Civil avisa aos administradores distritais de Calama, Nazaré e São Carlos que, se houver necessidade, poderão requisitá-las.

Em Porto Velho estão disponíveis duas aeronaves para o transporte de pessoas. Ao mesmo tempo, a Defesa Civil também dispõe de cotação de preços para voos de helicóptero.

A solidariedade da Defesa Civil abrange também o vizinho Estado do Acre. Quarta-feira, o órgão forneceu combustível para o comboio formado por cinco caminhões do 5º Batalhão de Engenharia e Construção, que transportou para Rio Branco cargas de alimentos secos fornecidas pela Companhia Nacional de Alimentos (Cobal). A capital acreana está alagada.

As cargas destinadas ao governo acreano para a formação de cestas básicas continham arroz, fubá, farinha, feijão, óleo de soja e açúcar. “Continuamos à disposição para eventuais novos comboios”, disse o comandante Sílvio Luiz Rodrigues.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Esio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Água, Assistência Social, Distritos, Ecologia, Meio Ambiente, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Sociedade, Solidariedade, Terceiro Setor, Transporte


Compartilhe