Governo de Rondônia
26/04/2024

ENCHENTE

Defesa Civil homenageia parceiros

17 de novembro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Sequence 011443

O vice-governador Airton Gurgacz será um dos agraciados com a Medalha Mérito Defesa Civil Estadual na cerimônia em que a Defesa Civil de Rondônia homenageará funcionários públicos, autoridades militares e civis que colaboraram na “Operação Enchente Rio Madeira”. A solenidade acontecerá nesta terça-feira (18), às 18h, no Teatro Estadual Palácio das Artes, na Avenida Presidente Dutra, bairro Pedrinhas.

A Defesa Civil Estadual programou o ato para demonstrar reconhecimento ao apoio recebido durante a operação montada para reduzir os impactos da enchente histórica do Rio Madeira. Para que o desfecho fosse positivo, diversos segmentos da sociedade foram mobilizados e responderam conforme suas atribuições.

Na cerimônia, também serão homenageados o general André Luiz Novaes Miranda, comandante da 17º Brigada de Infantaria de Selva (17ª BIS); o capitão de corveta Luiz Reginaldo Macedo, delegado fluvial de Porto Velho; coronel aviador Giancarlo França Apuzzo, comandante da Base Aérea de Porto Velho; coronel Marco Antônio Siqueira de Oliveira, comandante do 5º Batalhão de Engenharia de Construção (5º BEC); inspetor Alvarez Souza Simões, da Polícia Rodoviária (PRF),e José Neumar da Silveira, gerente do Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM), entre outros.

 Desabrigados

A maior enchente já registrada no Rio Madeira, que atingiu cerca 30 mil pessoas, sendo que parte delas ficou desabrigada. Outras 250 mil foram impactadas indiretamente, em todo o Estado. O registro positivo é que não houve mortes decorrentes do fenômeno, como é comum em eventos como este.

A intervenção Defesa Civil Estadual iniciou quando dados hidrológicos indicavam a inundação iminente. Com a participação dos órgãos parceiros foi iniciada, preventivamente, a retirada das famílias de áreas de risco.

Segundo o coronel bombeiro Lioberto Caetano, comandante do Corpo de Bombeiros Militar e coordenador estadual da Defesa Civil, a parceria no enfrentamento do desastre levou ao desfecho vitorioso. Ele diz que é necessário agir para que evitar outros eventos semelhantes causem tantos problemas. “Precisamos levar as famílias que moram em regiões de risco para locais mais seguros”, propõe.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Corpo de Bombeiros
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Segurança


Compartilhe


Pular para o conteúdo