01/05/2024

Nota Fiscal

Defesa Sanitária realiza parceria com prefeituras

30 de abril de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

A Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), manteve a disposição da Associação Rondoniense de Municípios (Arom), para sensibilizar os prefeitos para aumentar a emissão de notas do produtor nos municípios.

A critério da vontade da administração municipal, a secretaria municipal de Fazenda poderá disponibilizar um servidor  para ajudar e orientar o produtor com a emissão de nota fiscal sobre movimentação de bovinos e vegetais. Esse servidor ficará atendendo nos escritórios da Agência Idaron e caberá à prefeitura disponibilizar um  servidor, computador e principalmente impressora e seus insumos.

O principal objetivo é garantir ao produtor as documentações necessárias para a futura aposentadoria, facilitação de empréstimos e financiamento no momento que consegue com mais precisão mensurar sua renda e segurança aos familiares em caso de falecimento.

O município também ganha com a emissão da nota fiscal, tendo como comprovar o real volume existente de produção, o que beneficiará a cidade na divisão do Fundo de Participação dos Municípios(FPM).  “Muitas das vezes o município e um grande produtor de café e sua produção acaba saindo da cidade sem nota, e assim, a nota é processada em outra localidade beneficiando o outro município”, explica o presidente da Agência Idaron, Marcelo Henrique Borges.

Para a defesa sanitária, a parceria com a nota fiscal, terá mais segurança na coleta de informações da produção de município a município, o que nos ajudará em Planejamentos tanto da área animal, vegetal e administrativa, finaliza o presidente da Agência Marcelo Borges.

Texto: Elaine Barbosa

Governo, Serviço, Sociedade