SEGURANÇA

Delegacia de Polícia Civil é inaugurada para combater criminalidade em Alto Paraíso

10 de dezembro de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Delegacia foi inaugurada na sexta-feira

O município de Alto Paraíso passa a contar com as ações diretas desencadeadas pela Polícia Civil. Isso devido a inauguração da 1ª Delegacia de Polícia que visa frear o índice de criminalidade na região do município, bem como reforçar a segurança juntamente com a Polícia Militar. A instalação da 1ª DP no município, também conhecido como a Capital do Jerico, aconteceu na manhã de sexta-feira, 7, com a presença do governador Daniel Pereira, do padre José Leilson de Sousa, da diretora-geral da Polícia Civil, delegada Walkyria Vieira Manfroi, da prefeita Helma Amorim e outras autoridades.

A recém-inaugurada delegacia terá à frente o delegado Tadeu Góes Aragão que ao se pronunciar, destacou que o trabalho da Polícia Civil em Alto Paraíso passou a ter mais um reforço a partir de agora e todos os esforços serão implementados para solucionar crimes e diminuir os índices de criminalidade da região.

“A Regional de Ariquemes sempre cuidou das ocorrências de Alto Paraíso. Mas, com a instalação da 1ª DP a cidade terá uma maior sensação de segurança para os moradores. As estatísticas ainda estão sendo computadas, mas adianto que crimes como roubo, furto e homicídio têm preocupado toda a população. Já conversamos com algumas pessoas que afirmaram sentir a sensação de tranquilidade com a instalação da Polícia Civil”, disse o delegado Tadeu Góes que já iniciará as investigações de crimes praticados na cidade.

O governador Daniel Pereira afirmou que a instalação da delegacia reforça a segurança dos moradores do município, como também otimiza a realização de procedimentos policiais no município e região. Ao fazer uso da palavra, o governador destacou todo o comprometimento do pároco José Leilson de Sousa, da paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, que foi o maior incentivador para a implantação da DP no município. Foi a própria igreja que garantiu a sede construída nos padrões policiais.

A sede da 1ª DP, localizada na rua Paulo VI, 3673 – Centro, oferece cartório para os escrivães, sala do delegado de polícia, sala dos investigadores, recepção para atendimento e espera para registro de boletim de ocorrência, além de espaço exclusivo de preso.

Governador inaugura a 1ª Delegacia de Polícia Civil em Alto Paraíso e fala de investimentos para a Segurança

O próprio padre da cidade foi vítima da criminalidade, quando ficou sob ameaça de bandidos. Ele contou que há anos a comunidade vinha discutindo a instalação de uma delegacia na cidade e, inclusive, foram realizadas audiências públicas onde foi feito um abaixo-assinado com mais de 5 mil assinaturas reivindicando uma Delegacia de Polícia Civil.

“A partir de 2017 os números de roubos e assaltos foram se agravando. Algumas pessoas, assim como eu passaram por momentos ruins vítimas de bandidos. A população não suporta mais e, foi a partir desses índices que tomamos a iniciativa de procurar as autoridades para que intercedessem pelo povo de Alto Paraíso. A sociedade se organizou após a confirmação do governador Daniel Pereira de que seria instalada uma delegacia e um conjunto de união torna esse sonho realidade”, desabafou o pároco.

Alto Paraíso é conhecido como a Capital do Jerico devido ao número excessivo de um “veículo” na região, de fabricação caseira, aproveitando o chassi de um carro desmontado e adaptando um motor estacionário. O governador Daniel Pereira ressaltou que a instalação da delegacia é uma grande conquista de toda a comunidade, mas também destacou os investimentos que estão sendo implementados na segurança pública do Estado, com a aquisição de equipamentos que estão sendo entregues para otimizar os serviços tanto da Polícia Civil, quando a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros.

Texto: Paulo Ricardo Leal
Fotos: Leandro Moraes