Governo de Rondônia
28/03/2024

SEGURANÇA

Delegacia de Repressão às Ações Criminosas atuará contra o crime organizado em Rondônia

05 de fevereiro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Governador inaugurou nova delegacia na manhã de quinta-feira

Governador inaugurou nova delegacia na manhã de quinta-feira

Ao inaugurar a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas (Draco), nesta quinta-feira (5), o governo de Rondônia demonstra que enfrenta com firmeza as organizações que agem na certeza de que ficarão impunes. A definição é do delegado Leonardo Augusto Simões Matos, que chefia órgão, onde atua uma equipe de policiais diferenciados, cuja missão inclui investigar desvio de recursos público.

A Draco engloba as estruturas do Grupo de Combate ao Crime Organizado (GCCO) e Delegacia Especializada em Crimes Contra a Ordem Tributária e, por isto, tem atuação mais abrangente. Sob sua responsabilidade está o Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro, que funciona desde outubro do ano passado.

 “Temos uma estrutura robusta e com servidores selecionados para atuar na parte contábil e financeira”, revela o delegado. Segundo ele, agora o estado está preparado para enfrentar o complexo mundo onde se desenvolve o crime organizado. Todos os policiais têm formação universitária e vão trabalhar em inquéritos que já iniciam com oito mil páginas.

Há seis anos na Polícia Civil, Leonardo sempre atuou na área de inteligência, que é fundamental no trabalho que compete à Draco. “O governo do estado, com este trabalho, se impõe ante a sensação de impunidade, que é tão prejudicial à sociedade. “É preciso dar a certeza de que todos os criminosos serão responsabilizados por suas ações”, resume.

“O crime organizado tem tentáculos em todas as áreas”, define o secretário da Segurança, Defesa Cidadania, delegado Antônio Reis. Ele acrescenta que é preciso combater a ameaça à estabilidade social que os grupos criminosos representam.

INVESTIMENTOS

O governador Confúcio Moura aponta a integração com os estados e o investimento em tecnologia como fatores que devem ser destacados na delegacia. “Rondônia avança neste quesito criando delegacia especializada e investindo em capacitação dos policiais”, concluiu. Defensor das ações preventivas, ele anunciou que dará prioridade nos esforços para transformar as escolas em centros de transformação, de onde saiam cidadãos comprometidos com a cultura da paz.

Os deputados estaduais Doutor Neidson, Lúcia Teresa e Ezequiel Júnior, além do vereador Pastor Delson prestigiaram a inauguração da delegacia. Também estavam presentes policiais civis e representantes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Bruno Corsino
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Infraestrutura, Segurança, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo