Governo de Rondônia
Domingo, 09 de maio de 2021

CONAB

Demandas da agricultura de Rondônia são encaminhadas à Companhia Nacional de Abastecimento

26 de janeiro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Reunião_Conab_24_01_foto-102

Padovani apresentou reivindicações do estado ao presidente da Conab

O presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Francisco Bezerra, recebeu nessa quarta-feira (25) o secretário de Agricultura de Rondônia, Evandro Padovani. Na agenda, a cedência de armazéns da Conab para o município de Vilhena e também o pedido para a construção de um armazém de grãos a granel em Cerejeiras.

O presidente da  Conab  colocou à disposição um técnico do órgão para auxiliar o governo do estado no projeto do silos para Cerejeiras.  O secretário Padovani  explicou que o governador Confúcio Moura deseja um estudo do valor desse empreendimento e elaboração do projeto para que seja discutido junto com a iniciativa privada.

“O governador também está buscando outras linhas de créditos junto ao governo federal para a implantação de um secador de grãos no município de Cerejeiras”, destacou, Padovani.

Sobre o pedido de cedência do armazém de Vilhena, Padovani comentou que a  administração da prefeita Rosani Donadon demonstrou interesse em uma parceria para que no espaço tenha a unidade de um centro de distribuição de calcário. Ele esclareceu que também há interesse para que o município utilize a estrutura para guardar as patrulhas mecanizadas que atendem os produtores do município.

O presidente da Conab disse que vai estudar o pedido e tão logo dará uma resposta.

Evandro Padovani disse ainda que no município de Ouro Preto do Oeste já houve a cedência de uma unidade da Conab que está sendo utilizada por uma cooperativa de produtores rurais da região. Segundo ele, em breve haverá uma agenda em Rondônia com a presença do ministro interino da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), Eumar Novacki, juntamente com o presidente da Conab formalizando a cedência definitiva do armazém.

O secretário Padovani destacou  que é de conhecimento da Conab o grande avanço da agricultura no estado e ainda sugeriu que a Conab tenha pelo menos uma unidade capacitada no estado para fazer a estocagem de grãos do café para o armazenamento da safra de Rondônia. “Nós queremos chegar em 2019 com a safra em torno de quatro milhões de sacas/ano de café conilon robusta de excelente qualidade.

Participaram também da reunião, o superintendente de Desenvolvimento de Rondônia, Basílio Leandro; a superintendente de Integração do Estado de Rondônia em Brasília, Elizete Lionel; e o chefe de gabinete da Conab, Júlio Sérgio de Melo Júnior.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Zózimo Macêdo
Fotos: Zózimo Macêdo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Governo, Infraestrutura


Compartilhe