Governo de Rondônia
16/04/2024

“Demorei a acreditar”, conta aluno de Nova Brasilândia selecionado para intercâmbio

20 de março de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Andre Luis Tose Gomes

Andre Luis Tose Gomes

André Luis Tose Gomes tem 16 anos e cursa o último ano do Ensino Médio na Escola Estadual Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, em Nova Brasilândia. Há duas semanas, o adolescente recebeu a notícia de que foi selecionado para o intercâmbio nos Estados Unidos promovido pela Embaixada Americana e pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

O Projeto Histórico Educacional Rondon-Roosevelt selecionou oito redações de alunos do Ensino Médio da rede estadual de educação para um intercâmbio cultural em homenagem à expedição feita por brasileiros e norte-americanos há 100 anos para descobrir a nascente e a foz do Rio da Dúvida.

Dúvidas não faltaram a André para escrever a redação e participar da seleção para o projeto. “Eu não conhecia nada a respeito. Sabia apenas do Marechal Rondon, desconhecia a expedição”, conta o rapaz. Durante um final de semana André pesquisou o quanto pode sobre o assunto.

O estudante afirma que não foi fácil escrever sobre o tema da redação. “O assunto era muito complexo”, avalia. No entanto, André conheceu e compreendeu o que foi a expedição liderada por Rondon e Roosevelt. Além dele, 29 alunos da Escola Aurélio Buarque escreveram sobre o tema.

“Quando soube que uma redação da escola havia sido selecionada em nenhum momento imaginei que fosse a minha. Demorei a acreditar”, relata André. O mesmo ocorreu com os pais do aluno. “Acho que após uns três dias que eles passaram a acreditar que eu passei e vou para os Estados Unidos”.

A viagem será em maio. Todas as despesas nos Estados Unidos serão pagas pela Embaixada Americana. Os custos com passaportes, hospedagem, transporte em território brasileiro serão pagos pela Seduc.

Expedição

O objetivo da Expedição Científica Rondon-Roosevelt era ‘descobrir’ a nascente e a foz do então Rio da Dúvida, batizado assim por Marechal Rondon durante a implantação de uma linha telegráfica.

Rondon não sabia nada sobre o Rio da Dúvida e decidiu incluir esse rio no mapa. Para isso foi organizada a expedição científica e em 1914 foi encontrada a foz no rio Aripuanã, no Amazonas. Então o rio recebeu o nome de Roosevelt, em homenagem ao ex-presidente que acompanhou a descoberta.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Marcela Ximenes
Fotos: Escola Aurélio Buarque/Nova Brasilândia Assessoria Seduc
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação


Compartilhe


Pular para o conteúdo