Governo de Rondônia
28/03/2024

RISCO DE ENCHENTE

Departamento de ações emergenciais da Seas acompanha monitoramento das famílias ribeirinhas do rio Madeira

23 de janeiro de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Equipe da Seas trabalha com a Defesa Civil do município na proteção das famílias

Dois psicólogos e um assistente social, ambos vinculados à Secretaria de Estado e Assistência Social (Seas), em um trabalho feito com a Defesa Civil Municipal, realizam o mapeamento e monitoramento de famílias que moram em áreas de risco de enchente do rio Madeira. O objetivo é preparar estas pessoas para um possível deslocamento, como ocorreu na cheia histórica de 2014 na capital.

As áreas monitoradas são o Beco Rede, Beco do Birro e Beco do Gravatal, este já com acesso comprometido pelo nível do rio, que ultrapassa os 14 metros (nível de alerta). “Após o término do trabalho no bairro Nacional, a equipe irá se deslocar para o bairro Triângulo. Além do mapeamento das famílias, a equipe realiza a orientação preventiva para que as famílias estejam preparadas caso haja a necessidade de remoção”, explica Fabiane Aparecida Passarini, assistente social coordenadora de ações emergenciais da Seas.

Até o momento mais de 100 famílias foram visitadas e entraram em uma relação, enviada para o núcleo de habitação da Seas. O departamento então ficará responsável pelo levantamento das famílias que já foram ou serão beneficiadas com imóveis pelo programa Morada Nova, através do Minha Casa, Minha Vida. O trabalho ainda segue enquanto houver a necessidade de monitoramento do nível do Rio Madeira.

Criação do Departamento de Ações Emergenciais

O núcleo foi criado em 2014 com o objetivo de monitorar famílias em situação de vulnerabilidade social. Em 2017 houve ainda o acompanhamento daqueles que fazem o uso do benefício concedido na cheia histórica. “Não tivemos um nível de alerta mas o trabalho continuou. Neste caso, onde ultrapassamos a marca dos 14 metros, recebemos um ofício do município através da Defesa Civil para acompanhar estas famílias. Muitas já foram orientadas a procurar novos abrigos o se preparar para caso haja a necessidade de deixar suas residências em caráter emergencial”, explica Fabiane.

No dia 25 acontece uma reunião entre representantes do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), Seas e Defesa Civil Municipal, onde serão repassados os níveis dos próximos dias e se haverá a necessidade da criação de um plano de contingência.

Leia Mais 

 Ajuda humanitária aos ribeirinhos afetados pela enchente do Rio Madeira

 Defesa Civil estadual presta apoio aos municípios com risco de enchentes; Itapuã do Oeste registra famílias desalojadas


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Larissa Vieira
Fotos: Ualex Leão
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo