Capacitação

Departamento de comunicação do governo de Rondônia realiza III Oficina de Comunicação

22 de maio de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Estudar a relação entre a sociedade e os meios de comunicação de massa é o objetivo primordial da comunicação social. Daí advém os processos de informação, persuasão e entretenimento de indivíduos e grupos através de sistemas mecânicos de emissão e transmissão de mensagens para um público vasto, disperso e heterogêneo.

A III Oficina acontece nos dias 9 e 10 de Junho

A comunicação como parte do comportamento humano é de grande relevância, é a essência do Homem, o templo onde habita a linguagem e sociabilidade. Comunicar é pôr em comum, é aproximar distâncias. Por esse motivo, a comunicação social assume uma elevada importância, já que estuda a comunicação humana e a interação entre pessoas dentro da sociedade.

Dentro deste contexto, o Departamento de Comunicação do Governo do Estado (Decom) realiza nos dias 09 e 10 de junho, no Rondon Palace Hotel, a sua III Oficina de Comunicação, com o objetivo de integrar assessores do governo e demais parceiros da imprensa rondoniense.

Para este encontro, segundo o diretor do Decom, Osmar Silva, teremos a presença de profissionais que fazem a diferença e que “levarão esta experiência aos nossos profissionais para uma troca de informação necessária ao crescimento profissional de todos”.

A jornalista Amabile Casarin diz que a reciclagem é extremamente importante para qualquer profissão. “No caso dos comunicadores é fundamental, já que a sociedade muda seus conceitos a todo momento”. Ressaltou também que a interação entre os colegas de profissão  é importante porque “neste momento trocamos experiências e soluções para problemas que enfrentamos no cotidiano”.

Oficina de Comunicação realizada em novembro/2013

No dia 9, segunda, pela parte da manhã, haverá a abertura oficial com a presença do governador Confúcio Moura e na sequência, a exposição da jornalista e professora da Unir, Evelyn Morales, que irá abordar a importância do veículo rádio, com a temática radiojornalismo e assessoria governamental. Irá falar também sobre as práticas básicas de captação e edição de áudio a produção eletrônica para mídias digitais e o release eletrônico/áudio e a divulgação virtual.

No período da tarde estão programadas duas exposições. A primeira com Fred Perillo que irá explanar sobre a “Linguagem da Comunicação nas Redes Sociais” e na sequência, o professor Francivan Silva irá abordar a questão do Fotojornalismo, o texto não verbal da reportagem.

Na terça-feira pela manhã, 10, o jornalista e assessor de imprensa Abdoral Cardoso, irá falar sobre Jornalismo Especializado e Assessoria de Imprensa. Entre os temas abordados pelo profissional estão o fato jornalístico, técnica da pirâmide invertida, estrutura e apuração da notícia, gêneros do release, Normas de estilo e linguagem, produção de texto e avaliação.

E para encerrar a oficina, a participação do jornalista Nilton Salina que abordará a teoria e a prática em Telejornalismo, as técnicas de linguagem corporal e o método para prender a atenção do público através de linguagem específica para televisão.

Inscrições

Todo profissional da imprensa pode participar da III Oficina de Comunicação do Decom. Tendo frequência mínima, também receberá certificação. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas clicando aqui.

Breve currículo dos palestrantes

ABDORAL CARDOSO – Jornalismo Especializado em  Assessoria de Comunicação

É graduado em Jornalismo pela Universidade Federal do Amazonas, pós-graduado em “Jornalismo & Mídia” pela Uniron. Foi Diretor de Jornalismo e diretor de Publicidade Institucional da Secretaria de Comunicação do Governo de Rondônia de 1994 a 1998; Secretário de redação do Jornal O Estadão do Norte;Assessor de Imprensa da ALE, Tribunal de Justiça, Prefeitura de Porto Velho, Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (Rondônia e Acre); Professor dos módulos de Jornalismo Impresso dos Cursos de Jornalismo da Faro e Uniron; Repórter de geral e de política dos Jornais Alto Madeira e Diário da Amazônia. Editor do Blog Trincheira Livre. Atualmente exerce a função de Editor Chefe do Decom.

FRANCIVAN SOUZA DA SILVA – Fotojornalismo

Graduado em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda, fotógrafo Profissional especializado em Publicidade e Jornalismo, prof. Universitário nas áreas de Jornalismo e Publicidade & Propaganda, Pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior. Exerceu os cargos de Coordenador do Campus Universitário da Faculdade Uniron de Porto Velho/RO; Coordenador do Núcleo de Pós-graduação da Faculdade Uniron de Porto Velho/RO; Professor Universitário nos cursos de Jornalismo e Publicidade pela Faculdade Uniron; Professor em curso Técnico de Rádio e Televisão pela Fundação Rede Amazônica de  Televisão – Porto Velho/RO, Fotógrafo profissional especializado em revelação fotográfica analógica e digital.

EVELYN MORALES

Jornalista. Radialista. Professora-pesquisadora da Universidade Federal de Rondônia – UNIR com atuação em ensino, pesquisa e extensão nos currículos Radiojornalismo, Telejornalismo e Tecnologias Aplicadas à Educação. Coordena projetos de implantação e atualização didático-profissional em Rádio Escolar e Rádio/TV para Cidadania em organizações não-governamentais e rede pública de ensino. Associada à ABPEducom – Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais da Educomunicação e a Intercom – Associação Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, ambas nas áreas de Educação, Cidadania e Produção Eletrônica (rádio/TV).

NILTON SALINA

É o atual Editor chefe do jornal Madeirão, já tendo exercido as funções de: Correspondente do jornal O Estado de S. Paulo; Editor chefe do jornal Diário da Amazônia; Diretor de jornalismo da TV Allamanda (afiliada do SBT); Chefe de reportagem da TV Rondônia (afiliada da TV Globo).

Texto: Geovani Berno
Fotos: Arquivo - Marcos Freire