CAPACITAÇÃO

Departamento de Ouvidoria-Geral do SUS realiza treinamento do Programa de Modernização das Ouvidorias em Porto Velho

05 de março de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

O Departamento de Ouvidoria-Geral do SUS, da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, em parceria com a Ouvidoria-Geral do Estado e a Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia,  realizou nos dia 01 e 02 de março em Porto Velho, o treinamento do  Programa de Modernização das Ouvidorias do SUS.

O Encontro do Promov SUS já foi realizado nos estados de Roraima, Amapá e Pará e está previsto para ocorrer em todos os estados e no Distrito Federal.

No primeiro dia do encontro, foi apresentado o Programa de Modernização das Ouvidorias do SUS na perspectiva da Lei 13.460/2017, conceitos aplicados à Ouvidoria e a importância desses serviços para os cidadãos, trabalhadores e os gestores do Sistema Único de Saúde. No período vespertino a equipe Doges falou sobre a importância do registro de manifestações e realizou atividades no Sistema OuvidorSUS. No segundo dia todas as atividades foram realizadas utilizando o Sistema OuvidorSUS para capacitar os participantes e permitir o acesso das localidades ao Sistema Nacional de Ouvidorias do SUS.

De acordo com o Diretor Substituto do Departamento de Ouvidoria-Geral do SUS, Rafaek Vulpi Caliari, essa ação busca ampliar a rede do Sistema Nacional de Ouvidorias do SUS, de modo a garantir direitos, referendar a participação social, fortalecer a disseminação de informações em saúde e subsidiar os gestores na tomada de decisão para a melhoria do Sistema Único de Saúde.

Treinamento ocorreu em Porto Velho

“O Ministério da Saúde prevê apoios para as Ouvidorias do SUS como repasse fundo a fundo, distribuição de Kits Ouvidoria, Assessoria Técnica, além das ações de educação permanente”, destacou.

O ouvidor geral do Estado, Vicente Rodrigues de Moura, agradeceu a participação de todos,  ressaltando que os técnicos do Ministério da Saúde vieram agregar mais conhecimento técnico e humanístico  para os ouvidores que serão multiplicadores desse aprendizado em seus municípios, auxiliando a gestão e buscando  proporcionar aos usuários do SUS, um acolhimento humanizado e um  atendimento satisfatório.

Participaram do evento o ouvidor Geral do Estado, Vicente Rodrigues de Moura; a Ouvidora Geral do Município de Porto Velho, Luciane Szymczak Oliveira; o diretor substituto do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, Rafaek Vulpi CaliarI; as técnicas do setor de apoio a Descentralização do departamento de ouvidoria geral do SUS, Renata Carvalho Lustosa e Tainah Dumont Teixeira;  o Secretário Municipal de Saúde de Buritis, Adelson Ribeiro Godinho;  representantes dos Municípios de Cacoal, Jarú, Guajará´Mirim e Ariquemes, além de servidores do Pronto Socorro João Paulo-ÍI, Hospital de Base, Policlínica Oswaldo Cruz, Centro de Medicina Tropical de Rondônia – Cemetron e Hospital de Amor da Amazônia.

Texto: Bosco Cardoso
Fotos: Bosco Cardoso