Governo de Rondônia
25/04/2024

ADMINISTRAÇÃO

Deputada Mariana Carvalho visita Porto de Porto Velho

12 de junho de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Mariana Carvalho visita Porto de Porto Velho

Mariana Carvalho visita Porto de Porto Velho

A diretoria da Sociedade dos Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (SOPH) recebeu na manhã desta sexta-feira, 12, a deputada federal Mariana Carvalho (PSDB) para conhecer a estrutura portuária disponível em Porto Velho.

Diretoria da SOPH recebe a deputada federal Mariana Carvalho

Diretoria da SOPH recebe a deputada federal Mariana Carvalho

Durante a visita, o técnico de assuntos portuários Edemir Brasil fez uma apresentação à deputada e sua equipe, relatando os fatores históricos que influenciaram diretamente na criação do Porto, o funcionamento e a logística, além de expor um panorama das tarifas portuárias aplicadas no Brasil. “É possível transportar grandes volumes para grandes distâncias a um custo relativamente muito baixo se compararmos com os demais modais disponíveis”, relatou Brasil.
O diretor de operações, Edinaldo Gonçalves (Caico), complementou a explicação ao demonstrar em números a capacidade de movimentação na hidrovia. “Apenas um rebocador tem a capacidade de transportar até 20 balsas com até 40 mil toneladas de grãos que são levados para Itacoatiara (AM) e Belém (PA) para então serem exportados para outros países. Em 2014, a movimentação de cargas gerais no Porto de Porto Velho foi de aproximadamente 3.765 milhões de toneladas”, reforçou Caico.

Carregamento de soja no cais flutuante em Porto Velho

Carregamento de soja no cais flutuante em Porto Velho

O presidente da SOPH, Leudo Buriti, explicou à deputada que para dinamizar a logística de operações e apoiar o crescimento econômico da região foi elaborado um Plano de Modernização Portuária para ser implantado. “Os recursos foram obtidos com o governo federal através da Secretaria de Portos e serão investidos na aquisição de novos equipamentos, ampliação do cais flutuante, único no mundo, novas rampas para atracação e reengenharia. São ao todo mais de R$ 22 milhões que serão implementados para modernizar o Porto”, ressaltou Leudo.
A deputada ficou impressionada com o funcionamento do Porto e com a capacidade de movimentação de cargas e frisou que para continuar gerando receita é preciso investir e olhar adiante. “O gestor tem que ser visionário, enxergar longe, ter perspectiva de futuro. Conhecer outros países que são desenvolvidos e espelhar as boas ideias para então implantar aqui em Rondônia. Temos uma grande facilidade que é nossa posição geográfica e devemos então explorar dessa vantagem com relação aos demais. É uma forma de expandir fronteiras com o mercado internacional”, destacou a parlamentar.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Rafaela Schuindt
Fotos: Rafaela Schuindt
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Sem categoria


Compartilhe


Pular para o conteúdo