Deputado federal Amir Lando visita Iperon

04 de fevereiro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Imagem 01 A Presidente do IPERON Maria Rejane Sampaio dos Santos Vieira, recebeu nesta manhã (03) no Instituto de Previdência, a visita do Deputado Federal (PMDB), AMIR FRANCISCO LANDO.

Segundo Amir Lando, a visita teve como objetivo parabenizar a nova diretoria do Iperon, especialmente a presidente, e desejar uma profícua gestão.

“Esse é um instituto que precisa de engenho e arte para poder fazer o sucesso dos aposentados e pensionistas. É uma gestão muito importante pela função que exerce. Como ex-ministro da Previdência, conheço os institutos estaduais e municipais. A gente tem que fazer sucesso com esse público, para que não venha faltar os recursos básicos para todos os segurados”. Pontou o Parlamentar.

Histórico

Em 1982, Amir Lando foi eleito deputado estadual. Em 1986, foi eleito suplente do senador Olavo Pires. Assumiu a vaga de senador em1990, quando o titular Olavo Pires faleceu. Em 1992, foi escolhido relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou o escândalo de corrupção envolvendo o então presidente Fernando Collor de Mello e seu tesoureiro da campanha eleitoral, Paulo César Farias, também conhecido como “PC Farias”. Resultou no pedido de  impeachment do Presidente Collor.

Em 1994, candidatou-se ao senado, ficando em terceiro lugar. Em 1998, foi eleito senador pelo PMDB.

Em 2006, Amir foi relator da CPMI das Sanguessugas, que investigou o envolvimento de parlamentares com a Máfia das Ambulâncias. No mesmo ano concorreu ao governo de Rondônia. Ficou em quarto lugar.

Nas eleições de 2010, concorreu a deputado federal e ficou como suplente na coligação integrada por PDT, PMDB, DEM, PRTB e PC do B. Em 28 de agosto de 2013, com o afastamento do deputado Natan Donadon, condenado pelo Supremo Tribunal Federal por peculato e formação de quadrilha. Amir Lando tomou posse um dia depois do afastamento de Donadon.

A rápida visita do deputado, que não passou despercebido, durou menos que uma hora, cumprimentando a todos, despediu-se.