Governo de Rondônia
28/03/2024

INFRAESTRUTURA

DER aplica nova tecnologia de tubos para drenagem na região de Chupinguaia

26 de maio de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Apresentação dos Tubos PEAD - Polietileno de Alta Densidade

Apresentação dos Tubos PEAD – Polietileno de Alta Densidade

Para conhecer e analisar uma nova tecnologia de drenagem e tubulação autoridades e engenheiros civis do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER) estiveram no município de Chupinguaia para assistir a apresentação dos Tubos PEAD – Polietileno de Alta Densidade, produzidos pela empresa Tigre ADS (Sistema Avançado de Drenagem), bem como a aplicação do material.

Engenheiros das residências de Ouro Preto do Oeste, Ji-Paraná, Cacoal, Pimenta Bueno e Vilhena, além do diretor-operacional, Adriano Furtunato e os residentes Paulo Aquino, de Cacoal e Carlos Goebel, de Vilhena, receberam as instruções técnicas teóricas e práticas do produto. A prefeita de Chupinguaia Sheila Anselmo Mosso, assim como os vereadores, também prestigiaram a apresentação.

O evento foi realizado na Câmara Municipal de Vereadores de Chupinguaia e a apresentação do material foi realizada pelo engenheiro civil da empresa fabricante, Daniel Vinhal, que falou sobre as inúmeras vantagens do tubo, assim como comparativos com os materiais utilizados atualmente.

Os tubos PEAD são utilizados para serviços de drenagem urbana, infraestrutura, saneamento básico, entre outras funções, tem durabilidade de cerca de 100 anos e dispensam base de concreto, podendo ficar em solo natural. Além disso, os tubos são extremamente leves o que possibilidade maior facilidade e segurança para os servidores no manuseio e transporte. Um tubo de polietileno de 6 metros com 15000mm pesa 404kg e pode substituir a função de 4 manilhas de concreto que juntas chegam a pesar 7.200kg.

O material que já é utilizado em obras federais e em várias cidades do país, inclusive pelos DERs de outros estados, tem um sistema de encaixe simples que impede vazamentos e possibilita maior rapidez na instalação.

A aplicação dos 2 tubos de 6 metros foi feita pelo Governo do Estado de Rondônia, através de uma equipe da 9ª Residência Regional do DER na RO-495, popularmente conhecida como Linha 85, e contou com as orientações dos técnicos da empresa. De acordo com Adriano Furtunato, esteve é o primeiro lugar do estado a receber essa tecnologia de tubos PEAD e essas instruções técnicas são importantes para que os engenheiros do órgão possam aplicá-la futuramente em projetos das rodovias estaduais em Rondônia.

Segundo o engenheiro civil do DER Marcos Marsicano, a equipe esteve verificando a viabilidade financeira e técnica dos tubos e garantiu que as impressões são boas. “Essa nova tecnologia atende as normas técnicas regulamentadoras da ABNT e DNIT, o que nos dá segurança quanto a qualidade do produto, durabilidade, abrasividade e transporte e é uma opção a mais para drenagem, que em alguns casos poderá substituir as pontes de madeira, manilhas e tubos ármcos (tubos metálicos)   ”, comentou.

Leia mais:

Trabalho de recuperação de três rodovias é intensificado na região de Chupinguaia


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Sabrina Mathias
Fotos: Sabrina Mathias
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Governo, Infraestrutura, Obras, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo