TRANSPARÊNCIA

DER apresenta a deputados estaduais o plano de trabalho do departamento para este semestre

06 de agosto de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Caetano diz que iniciativa de expor trabalho mereceu elogios

Iniciativa do coronel Caetano de expor trabalho mereceu elogios dos parlamentares

Os 24 deputados de Rondônia reuniram-se na quarta-feira (5) com o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), coronel Lioberto Caetano, que apresentou o plano de trabalho para este segundo semestre e medidas que o órgão está adotando para melhorar as condições de atuação.

O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Luizinho Goebel, disse que a iniciativa da direção do DER foi muito salutar e transparente, e que quem ganha com isso é o Estado e as pessoas que vivem em Rondônia.

“O parlamento é representado por pessoas de todas as regiões e categorias, e quando tem esta forma democrática, essa condição de participar do planejamento do Estado, é muito importante. Foi uma iniciativa do diretor do DER, e o secretário da Agricultura também agiu assim conosco. Com certeza outros colaboradores podem copiar, o que é bom deve ser copiado, e eu aconselharia a todos os membros do governo do Estado a tomar essa iniciativa”, declarou o líder após a reunião.

O coronel Lioberto Caetano falou sobre medidas que estão sendo adotadas para permitir que o DER desenvolva com normalidade suas ações, entre elas a manutenção da frota de veículos que dependia de reparos e também a manutenção da frota em circulação, com troca de filtros e óleo.

Um segundo ponto da reunião tratou do plano de ações para este semestre e para 2016, ganhando relevância o esclarecimento sobre denúncias recebidas pelo órgão as quais estão sendo apuradas. “São denúncias de sumiço de máquinas, que dizem respeito ao patrimônio. Elas estão sendo, dentro da norma e da lei, averiguadas, e até os parlamentares mais críticos ao governo viram com bons olhos a transparência proporcionada pelo DER”, disse o deputado.

Outra questão que o parlamento viu também com bons olhos, conforme Goebel, foi a abertura para que todos os 24 representantes apresentassem as demandas de seus municípios e regiões para que a equipe técnica do DER possa avaliar e, dentro da adequação financeira, muitas ações propostas pelos parlamentares poderão ser incluídas no plano de ação deste ano e do ano de 2016.

O deputado disse, ainda, que a iniciativa da Direção do DER é muito importante, sobretudo para a sociedade rondoniense. “Se outros secretários e colaboradores do governo copiarem esse comportamento,tenho certeza que eles próprios vão ganhar com isso”, argumentou, completando que “vão ganhar boas ideias, para que elas possam se transformar em ações que seriam importantes para a população de Rondônia, que é o desejo do governador Confúcio Moura. O próprio governador fala: governo forte é aquele que contempla o cidadão”.

FUSÃO

Indagado se a fusão do Deosp com o DER esteve na pauta do encontro, o líder Luizinho Goebel disse que a fusão depende de muita dedicação agora da equipe do DER porque é uma situação nova, um modelo de gestão que depende de uma adaptação. “O entendimento do coronel Caetano é que irão dar conta do recado, e que acima de tudo vão assegurar a normalidade das ações do extinto Deosp dentro do DER”.

Texto: Mara Paraguassu
Fotos: José Hilde/ALE-RO