Governo de Rondônia
28/03/2024

MANUTENÇÃO DA MALHA

DER apresenta resultados de trabalho acima das metas no primeiro trimestre de 2020

26 de março de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Patrolamento da RO-470 em Mirante da Serra.

 

Fruto de muita organização, planejamento e estruturação técnica de trabalho durante o ano de 2019, o Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER) está mantendo o ritmo na execução de suas atividades. Devido a isso, o impacto que vem causando a pandemia do coronavírus (Covid-19) nas ações do órgão é mínimo, isto porque, em diversas áreas, não só já cumpriu, bem como ultrapassou as metas de serviço.

De acordo com o coordenador de operações e fiscalização do DER, engenheiro Carlos Morais, dos 1.489 quilômetros de vias pavimentadas, sob responsabilidade do Governo do Estado, 483,4 quilômetros já receberam operações tapa-buracos para manutenção de trafegabilidade nestes três primeiros meses do ano, o que representa 32,5% da malha com asfaltamento. Morais destaca ainda que, “nas rodovias não pavimentadas, conseguimos cumprir mais de 90% do trabalho básico, que é a reconformação de plataforma, mais popularmente chamada de patrolamento. Então, foram patrolados 4.115 quilômetros de estradas de um total de 4.500 quilômetros sob execução direta de serviço do DER”.

Manutenção da RO-010 na Zona da Mata

Desde a expansão da pandemia do coronavírus no país, o Governo de Rondônia toma todas as medidas técnicas de caráter sanitário e de preservação da população. O diretor-geral do DER, coronel Erasmo Meireles, explica que, mesmo com a redução do quadro de servidores que estão sob quarentena, pessoal acima de 60 anos, os que apresentem doenças crônicas ou com sintomas de adoecimento e grávidas, as atividades do órgão continuam, dado seu caráter essencial para a manutenção infraestrutural.

“O nosso governador coronel Marcos Rocha está acompanhando pessoalmente a evolução dos trabalhos no DER, a manutenção da trafegabilidade é essencial em tempos normais. Agora, é ainda mais, para que a população possa ter atendimento o mais rápido possível, para que a produção de alimentos chegue até às pessoas, não haja desabastecimento, nem falte remédio e tudo o mais necessário”, enfatiza Meireles.

DER EM AÇÃO

Ao todo, o DER possui 14 Residências Regionais, quatro Usinas de Asfalto, tem sob sua responsabilidade os aeroportos e aeródromos de Vilhena, Cacoal, Ji-Paraná, Ariquemes, Guajará-Mirim e Costa Marques, além da fiscalização do transporte intermunicipal e dos serviços públicos de engenharia civil do governo estadual.

Uma das obras mais importantes que estão sendo executadas pelo DER desde o início de 2020 é a pavimentação de cinco quilômetros da Estrada do Belmont, que dá acesso ao setor portuário na capital. Em parceria com a Prefeitura e com a Usina Hidrelétrica de Santo Antônio, tudo está sendo executado sem custos ao DER, a prefeitura da capital está custeando os gastos com combustíveis e a usina de Santo Antonio fornece todo o material rochoso (pedra), num total de 16 mil metros cúbicos, com o qual está sendo realizado o serviço de base da estrada.

Segundo o diretor-geral do DER, “à primeira vista, pode parecer pouco, apenas cinco quilômetros de asfalto, mas é preciso levar em consideração as características da Estrada do Belmont e a importância que ela tem para o escoamento de produção não só de Rondônia, bem como de outros estados. Da forma como ela vinha sendo mantida, era um gargalo que acabava prejudicando a economia”.

 

Estrada do Belmont é fundamental para a economia de Rondônia.

 

As Residências e Usinas também trabalham de forma integrada, dando mais agilidade e eficiência na execução dos serviços, o que implica em mais qualidade nos resultados. Exemplos não faltam: desde o ano passado, foram montadas diversas forças-tarefas sob determinação do governador coronel Marcos Rocha para resolver problemas estruturais em determinadas rodovias, como na RO-460, na região de Buritis, que estava em um quadro de deterioração avançada e está passando por uma recuperação total desde então.

No interior, o Anel Viário de Ji-Paraná é outra importante via sob responsabilidade do DER que oferece um desvio da BR-364 na área urbana do município, dando mais agilidade no trânsito dos caminhões. Neste primeiro trimestre do ano, a 8ª Residência Regional e a Usina de Asfalto do DER já realizaram operação tapa-buracos, limpeza lateral, parte da sinalização necessária e a instalação de redutores de velocidade.

Todas as 14 Residências Regionais trabalham na malha não pavimentada neste período de chuvas, executando a reconformação de plataforma (patrolamento) para que a trafegabilidade seja mantida. Das regionais de São Francisco do Guaporé e Alvorada do Oeste no Vale do Guaporé às regionais de Jaru e Ouro Preto do Oeste na região central, de Colorado do Oeste a Vilhena e Pimenta Bueno na entrada de Rondônia, de Rolim de Moura, passando por Cacoal, Ariquemes e Machadinho do Oeste interligando todo o estado, em todos os 52 municípios há frentes de serviço do DER trabalhando para a manutenção e melhoria da infraestrutura viária sob responsabilidade do Governo de Rondônia.

LEIA MAIS:

 Regional do DER de Vilhena intensifica obras em Boa Esperança e Linha Capim no sul do Estado

 Governo faz adequações em Decreto para garantir o desenvolvimento do setor produtivo de Rondônia

 Departamento de Estradas instala quebra-molas e faz sinalização vertical no Anel Viário de Ji-Paraná

 Quanto mais pedras, melhor: no próximo verão, DER asfalta rota portuária de Porto Velho

 DER realiza serviços emergenciais em ponte sobre rio na RO-133, entre Machadinho e 2 de Novembro

 Regional do DER de Buritis trabalha na RO-420 para manter a trafegabilidade no período das águas

 Aeroportos de Rondônia recebem aval do Ministério da Infraestrutura para andamento da execução das obras


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Luiz Augusto Rocha
Fotos: Arquivo DER
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Infraestrutura, Obras, Transporte


Compartilhe


Pular para o conteúdo