29/03/2024

COMPROMISSO

DER atende reivindicação de moradores do Setor Chacareiro para recuperação de estrada no distrito de Triunfo

21 de outubro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Quase 90 crianças que moram no Setor Chacareiro do distrito de Triunfo, em Candeias do Jamari, estão há mais de 30 dias sem ir à escola. Isso porque a Linha 9, principal estrada de acesso da comunidade até Triunfo, está com pontos de alagamento, o que dificulta o acesso do ônibus escolar. A prefeitura de Candeias do Jamary abriu uma estrada alternativa, denominada Travessão Chacareiro, mas também não tem condições de trânsito para veículos.

Coronel Caetano, diretor do DER, recebeu a comitiva nessa terça-feira, quando empenhou apoio à recuperação da estrada

Nessa terça-feira (20), o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER), Lioberto Caetano, recebeu uma comitiva de sitiantes do Setor Chacareiro de Triunfo, que liderados por vereadores, o prefeito Francisco Sobreira de Soares, Careca; e o deputado federal Lindomar Garçon, foram pedir o apoio do governo estadual para solucionar o problema.

Lioberto Caetano garantiu que o DER fará a recuperação do Travessão Chacareiro com 100% de encascalhamento. Disse que as máquinas começam a trabalhar na estrada na próxima segunda-feira (26). “Vamos aproveitar a equipe da Coordenadoria de Ações Urbanísticas do DER, que está em Triunfo fazendo o aterro das cabeceiras de duas pontes de concreto na RO-458 (Linha 631), da BR-364 até Triunfo”, enfatizou.

O prefeito Careca afirmou que as condições precária das estradas prejudicam diretamente cerca de 300 famílias, sendo 84 alunos que não conseguem ir à escola. O deputado Garçon destacou que o Travessão Chacareiro reduz a distância da comunidade em 10 quilômetros até o distrito de Triunfo.

Rosilene Pereira da Costa é moradora do ramal chacareiro há 23 anos. Ela conta que tem quatro filhos que estão há mais de 30 dias sem ir à escola. O sitiante Francisco Pereira dos Santos, está no mesmo local há 25 e diz que a nova estrada permitirá aos pais levar os filhos à escola até de bicicleta. Adécio Aquino Silva afirmou que o maior sonho da comunidade é a recuperação da estrada até Triunfo.

Texto: Nilson Nascimento
Fotos: Nilson Nascimento