AEROPORTUÁRIO

DER capacita servidores de aeroportos do interior de Rondônia

04 de novembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Curso é realizado no interior

Curso realizado em Ji-Paraná

Teve início ontem (3), em Ji-Paraná, o Curso Básico de Segurança da Aviação Civil (AVSEC) voltado aos servidores dos aeroportos administrados pelo Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER).

De acordo com o coordenador de Operações Aéreas do DER, Servanildo de Oliveira, essa capacitação é uma exigência da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). “A cada dois anos é necessário que os servidores façam essa capacitação e o DER disponibilizou este ano para 19 funcionários dos aeroportos de Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena”, explicou Oliveira. O curso vai até o dia 13 deste mês no auditório da Biblioteca Municipal disponibilizado pela Prefeitura.

Esta capacitação faz parte de uma série de medidas do governo de Rondônia para fomentar o desenvolvimento da aviação comercial no interior do estado. Entre elas também estão a redução da alíquota do ICMS cobrado sobre o querosene de avião de 25% para 4% e a compra de um novo scanner de inspeção por Raios-X, num investimento de R$ 97 mil.

AEROPORTO DE JI-PARANÁ

Pista do aeroporto de Ji-Paraná recebeu recentemente a pintura de sinalização rece

Pista do aeroporto de Ji-Paraná recebeu  sinalização

Com 37 anos de funcionamento, o Aeroporto José Coleto está há um ano sob administração integral do DER. Neste período, o governo do estado vem investindo em equipamentos e formação de servidores. O objetivo, segundo o coordenador de Infraestrutura Aeroportuária, Antonio Carlos Crevelaro, é fazer com que o aeroporto de Ji-Paraná possa receber cada vez mais voos.

Recentemente, o DER concluiu a pintura de sinalização da pista que estava se desgastando. “Com as medidas que vem sendo adotadas pelo governo, por meio do DER, mais empresas irão se interessar em pousar em Ji-Paraná e voltaremos aos patamares de 5 mil a 6 mil passageiros por mês”, afirmou Crevelaro.

O aeroporto de Ji-Paraná conta hoje com um quadro de 26 servidores, possui uma pista de pouso e decolagem de 1800m x 45m – podendo receber aeronaves para até 110 passageiros –, ocupa uma área total de 15 Km² (5Km x 3Km). Além dos passageiros comerciais, o aeroporto de Ji-Paraná recebe vôos privados, tem 12 hangares com 16 aeronaves.

Texto: Luiz Augusto Rocha
Fotos: Emanuel Alencar