Quarta, 19 de dezembro de 2018

CIDADANIA

DER desenvolve ações para aliviar impactos no trânsito no entorno do Espaço Alternativo em Porto Velho

20 de junho de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Motoristas recebem orientações sobre a preservação da vida no trânsito

Construído pelo governo de Rondônia para ser um dos principais ambientes de esporte e lazer em Porto Velho, o Espaço Alternativo tem atendido a expectativa, recebendo mais de 20 mil pessoas aos finais de semana. Porém, todo esse fluxo de pessoas tem exigido do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER) a execução de ações que visam aliviar os impactos no trânsito.

Entre as medidas, o asfalto da avenida Jorge Teixeira em toda área do Espaço Alternativo foi restaurado, e um estacionamento com capacidade para mais de dois mil veículos está em fase de construção.

Paralelo às obras, o DER tem participado de uma série de campanhas de educação no trânsito, em parceria com a Polícia Militar; Polícia Rodoviária Federal (PRF); Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran), e Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Blitzes já foram realizadas durante a madrugada no Espaço Alternativo, e outras fiscalizações com abordagens orientativas também ocorreram nas principais vias próximas do Espaço.

O policial rodoviário federal Marcos Terceiro, chefe do Grupo de Educação par o Trânsito, esteve presente na última blitz realizada com a presença de servidores do DER. Foi na avenida Jorge Teixeira, nas proximidades da avenida Imigrantes.

Terceiro afirma que é de suma importância a integração dos órgãos para que o alcance das ações educativas sejam potencializadas e o objetivo, que é a preservação das vidas, atingido com a redução de acidentes e melhoria nos serviços prestados a população.

Nesta ação foram abordados uma média de setenta veículos. Cada condutor recebeu material de conteúdo de educação de trânsito, além de recomendações feitas pelos agentes e colaboradores para que cada condutor contribua para com um trânsito mais seguro para todos.

Ações ocorrem em parceira com a PM, PRF, Detran e Semtran

No decorrer da operação foram identificados veículos irregulares e com suspeita de roubo, momento em que os policiais militares e rodoviários federais atuaram encaminhado o caso para procedimentos necessários na Delegacia especializada.

A operação foi parabenizada pelos condutores que se mostraram receptivos e dispostos a colaboração por um trânsito mais seguro. O major Garibaldi, comandante da Companhia de Trânsito (Ciatran), também fez parte da equipe e afirma que a operação foi extremamente positiva principalmente pela junção de esforços das forças encarregadas da gestão do trânsito de Porto Velho.

O coordenador de educação de trânsito do Detran, Bruno Eduardo Costa Ribeiro, diz que é de suma importância esse tipo de ação conjunta e que os órgãos parceiros estão preocupados com a questão da educação de trânsito entre os condutores e quem ganha com isso é a população do nosso Estado.

Esta blitz foi realizada a pedido do coordenador da Cinfra, do DER, Josafá Marreiros, para atender o cumprimento das mitigações em face da construção do Espaço Alternativo, que atualmente figura como um dos principais locais de recreação e prática de exercícios físicos no município gerando certo impacto no trânsito.

Desse modo, o intuito é minorar o impacto causado e ainda fortalecer as ações de educação do trânsito objetivando uma cidade melhor e mais segura para toda população.

Espaço Alternativo, em Porto Velho, ganha lixeiras e relógio digital

Texto: Nilson Nascimento
Fotos: Valdecy Santos

Governo, Informativo, Infraestrutura, Municípios, Obras, Rondônia, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Trânsito