INFRAESTRUTURA

DER encerra primeiro trimestre de 2021 avançando no plano de recuperação de estradas

02 de abril de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

As equipes do DER na região Central já executaram o patrolamento em mais de 40 quilômetros de estradas

O primeiro trimestre de 2021 terminou e o Governo de Rondônia, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) vem garantindo o cumprimento do plano de trabalho visando a recuperação, manutenção e melhoria da malha viária do Estado, mesmo em meio à pandemia da Covid-19.

Na região Central do Estado, a 8ª Residência Regional do DER é responsável por mais de 300 quilômetros de rodovias sem pavimentação, além de auxiliar no cumprimento de Termos de Cooperação com diversas prefeituras, a exemplo de Ji-Paraná e Presidente Médici, além de outros trabalhos executados em modelo de força-tarefa com as demais regionais.

Responsável pela 8ª Residência, o engenheiro Klayson Furtado, ressalta que de janeiro até o fim de março deste ano as equipes vêm trabalhando forte nas ações e sempre mantendo todos os cuidados de saúde e dentro dos protocolos para evitar a contaminação do coronavírus. “Estamos conseguindo cumprir com nosso plano de trabalho e fazendo a manutenção, com eliminação de atoleiros, limpeza lateral das rodovias, além de reparos em pontes e bueiros”, explica.

As equipes da região central já executaram a reconformação de plataforma (patrolamento) em mais de 40 quilômetros de estradas, além de 19 quilômetros de recomposição de revestimento primário (encascalhamento), bem como a limpeza da vegetação lateral das vias sob sua responsabilidade.

De acordo com o diretor-geral do DER, Elias Rezende, as dificuldades são muitas, mas o trabalho executado com responsabilidade, planejamento e focado no conhecimento técnico e experiência do nosso quadro. Estamos superando os desafios com frentes de serviço nos quatro cantos de Rondônia. contando com o apoio total do governador Marcos Rocha, que vem lutando contra a pandemia e manter as contas do Estado em dia”, argumenta.

O departamento tem sob sua responsabilidade mais de 6 mil quilômetros de rodovias com e sem pavimentação. Além de quatro aeroportos no interior do Estado, 14 Residências Regionais, quatro Usinas de Asfalto. O DER ainda efetua a fiscalização do transporte intermunicipal, trabalhando diretamente para melhorar a infraestrutura de todos os 52 municípios rondonienses.

Texto: Luiz Augusto Rocha
Fotos: Luiz Augusto Rocha