Governo de Rondônia
25/04/2024

INFRAESTRUTURA AEROPORTUÁRIA

DER executa a manutenção de aeroportos sob responsabilidade do Governo de Rondônia no interior

18 de fevereiro de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

A prioridade é não impedir o tráfego de aeronaves

Uma das prioridades da atual gestão estadual é apoiar e fomentar a aviação regional. Sob a administração do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER), sete aeródromos no interior de Rondônia estão sendo mantidos pelo Governo de Rondônia.

Nesta semana, o Aeroporto de Cacoal “Capital do Café” passou por um serviço de manutenção emergencial da pista de pouso e decolagem. Os reparos foram executados por uma equipe da 4ª Residência Regional do DER no município. De acordo com o residente titular, Emiliano Mancuso de Almeida, foi montado um cronograma específico para a realização dos serviços. “Devido à necessidade de não interrupção de tráfego, deslocamos pessoal e maquinário para que, em quatro horas de trabalho, os reparos fossem feitos com agilidade, qualidade e eficiência”.

O coordenador de Infraestrutura Aeroportuária do DER, major Philipe Maia, informa que o governo de Rondônia está trabalhando cumprir com adequações técnicas exigidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) ainda este ano. “Atualmente, o aeroporto Capital do Café tem vôos diários, totalizando em 2019 o tráfego de 62.500 passageiros pelo terminal. A expectativa é de que neste ano haja um crescimento em torno de 17% no volume de passageiros, beneficiando não só Cacoal, bem como os municípios próximos”, destaca o major Maia.

DER faz a manutenção da pista do Aeroporto de Cacoal

O diretor-geral do DER, coronel Erasmo Meireles e Sá, explica que para os sete aeródromos no interior de Rondônia sob responsabilidade do órgão, ainda há a previsão de construção de novos terminais de passageiros, aumento e melhorias nas pistas de pouso e decolagem, assim como melhorias referentes aos auxílios de navegação e comunicação a rádio.

“O caminho para o crescimento econômico, social e financeiro, vem quando se melhora a qualidade dos serviços prestados ao povo rondoniense encurtando os caminhos para dentro e fora do Estado. O governador Marcos Rocha tem enfatizado para toda a equipe de governo que apoiar e fomentar a aviação regional é uma prioridade, com uma aviação forte e aeroportos estruturados, o desenvolvimento para as diversas regiões do Estado será o caminho natural”, explica o coronel Meireles.

Baseado nesta linha de trabalho, o governo estadual vem trabalhando juntamente ao governo federal na apresentação de projetos necessários para destravar os gargalos de crescimento em Rondônia e, com o empenho pessoal do governador Marcos Rocha, na liberação de recursos financeiros destinados aos investimentos nos aeroportos e aeródromos do Estado.

 

Leia mais: 

Departamento de Estradas de Rodagem inicia a recuperação da rodovia 470 em Ouro Preto do Oeste

Departamento de Estradas de Rodagem trabalha em ritmo acelerado na Rodovia do Boi

Com liberação legal, DER consegue recuperar trecho da RO-005 na Estrada da Penal em Porto Velho

Obras de esgotamento sanitário em Ji-Paraná iniciam com vistoria técnica do DER


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Luiz Augusto Rocha
Fotos: Arquivo DER
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Infraestrutura, Obras, Transporte


Compartilhe


Pular para o conteúdo