RECUPERAÇÃO

DER executa serviços de recuperação na RO-494, região de Primavera de Rondônia

04 de junho de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

DER executa a manutenção dos trechos pavimentado e não pavimentado da rodovia 494

O Governo de Rondônia iniciou a semana com a recuperação da RO-494, conhecida como “Kapa 24”, na região de Primavera de Rondônia. Os serviços são executados pelo Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transporte (DER), por meio da 11ª Residência Regional.

Serão recuperados os 12 quilômetros e 250 metros de rodovia pavimentada que ligam o município à RO-010, com fresagem, lançamento de massa asfáltica e recomposição de acostamento. Os trechos não pavimentados também vão receber manutenção. A região se destaca pela pecuária de corte e leiteira e tem avançado no cultivo da soja.

“Esta é uma rodovia muito importante para o acesso ao município de Primavera de Rondônia e toda a região. A orientação do Governo de Rondônia é manter as rodovias em ótimas condições de trafegabilidade. Por isso estamos atuando no trecho completo”, destaca o residente regional do DER, Thiago Fajardo.

Trechos não pavimentados, os serviços incluem implantação de bueiros, limpeza lateral, aterros, escavação de valetas de drenagem, entre outros

O trecho total da rodovia, sob responsabilidade da 11ª Residência, é de 72 quilômetros e cada um deles deve receber manutenção nos próximos dias. Além de ligar o município de Primavera de Rondônia à RO-010, a RO-494 dá acesso aos distritos de Novo Plano e Querência do Norte e à RO-495, ligando o município de Parecis.

Quanto aos trechos não pavimentados, nesta semana o DER já está trabalhando na recuperação dos nove quilômetros e 340 metros da RO-494 que liga Primavera à Linha 55. Os serviços incluem implantação de bueiros, limpeza lateral, aterros, escavação de valetas de drenagem, entre outras ações.

“Todo ano, no período do inverno amazônico, esse trecho registrava atoleiros. Agora com a implantação dos tubos ármcos, o problema deve ser resolvido. Com a atenção do Governo de Rondônia, está sendo possível realizar um trabalho completo, especialmente nos pontos críticos”, concluiu Fajardo.

Texto: Giliane Perin
Fotos: Roberval Oliveira

Agricultura, Agropecuária, Distritos, Governo, Infraestrutura, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade, Trânsito, Transporte