DER inicia recuperação da malha viária estadual na região de Ji-Paraná

08 de abril de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

DSCN3134A Residência Regional do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) em Ji-Paraná iniciou a recuperação de sua malha viária na segunda-feira (6), pela Linha do Km-9. A estrada tem a extensão de 28 km, começando no Km-9 da BR-364 e segue até o limite com os municípios de Ouro Preto do Oeste e Urupá.

Ao longo da estrada existem diversas linhas vicinais, os chamados travessões, nas quais cerca de 600 produtores rurais contribuem com o fortalecimento da economia local, principalmente com a cafeicultura e da produção leiteira e de seus derivados. A Linha do Km-9 beneficia diretamente a Escola da Família Agrícola (EFA) Itapirema e a escola municipal do Km-20.

Manoel França da Silva, morador da Linha, relata que a estrada fica ótima no verão graças ao trabalho realizado pelo DER. “Essa linha é muito importante para nós. Por ela vamos até a cidade em busca de um tratamento médico e vender nossas produções. Nem todos temos carro e muitos usam os ônibus rurais”, relata o produtor rural.

O chefe de campo da Residência Regional do DER em Ji-Paraná, Geraldo Carlos Veloso, explica que a estrada está recebendo os serviços de patrolamento, encascalhamento e abertura lateral. Veloso faz um alerta aos usuários, de que a pista tem curvas acentuadas e que pode resultar em acidentes.

O chefe do DER em Ji-Paraná, Sebastião Proença de Souza, o Paraná, diz que os trabalhos serão concluídos no prazo de 20 a 30 dias. Depois, as máquinas seguem para as linhas km-12, km-16 e Km-4. Paraná ressalta que o serviço iniciado pela Linha do Km-09 já faz parte dos trabalhos pós-período chuvoso.

Texto: Emanuel Alencar
Fotos: Emanuel Alencar