DER EM AÇÃO

DER inicia recuperação e manutenção da avenida 25 de Agosto em Rolim de Moura

07 de novembro de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Cruzamento da Avenida 25 de agosto com a rua Jamari, está recebendo uma atenção especial, com a implantação de um colchão drenante

O Governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) em parceria com a Prefeitura de Rolim de Moura, iniciou nessa semana, no perímetro urbano, os trabalhos de recuperação e manutenção da Rodovia 010 (avenida 25 de Agosto).

A rodovia 010 é de responsabilidade do Governo do Estado, porém há mais de oito anos não recebia manutenção pelo Governo do Estado e sim pela Prefeitura. Com o projeto “DER Gestão na Estrada”, o diretor-geral do DER, Elias Rezende, buscou conhecer a peculiaridade de cada município e suas necessidades em manutenção das rodovias de responsabilidade do Estado de Rondônia. “Cada município possui uma necessidade, dessa forma trabalhamos com planejamento para que possamos atender a todos”, disse o diretor-geral.

Engenheiros do DER estão acompanhando os trabalhos

No cruzamento da avenida 25 de agosto com a rua Jamari, o trecho está recebendo uma atenção especial, com a implantação de um colchão drenante. “Retiramos todo o material deteriorado, aprofundamos em média 80 centímetros neste trecho, e aplicamos a drenagem na lateral com pedra brita, tubo de dreno flexível corrugado, rachões e manta bidim, tudo isso para uma drenagem eficaz e resolvermos esse problema crônico de infiltração de águas pluviais que há anos causa transtorno aos motoristas”, disse a assessora técnica do DER, a engenheira civil Lilian Lopes Olive.

No mês de outubro, o vice-governador José Jodan, junto com o secretário regional do Governo de Rondônia em Rolim de Moura, Adeilso da Silva, estiveram acompanhando o início dos trabalhos de tapa-buracos pela equipe da 4ª Usina de Asfalto do DER na avenida Norte Sul (RO-383 e RO-479).

Recicladora do DER foi utilizada para remover o solo deteriorado

“As avenidas Norte Sul e 25 de Agosto, são avenidas de grande fluxo e tem sido a causa de revolta diária na população, pois verdadeiras crateras se formaram nas pistas. Agora o DER, irá recuperá-las, proporcionando trafegabilidade e segurança aos rolimourenses. Vale frisar que os trabalhos na avenida Norte Sul não foram concluídos e tão breve serão finalizados”, frisou o vice-governador José Jodan.

“Estamos cumprindo a missão dada pelo governador, coronel Marcos Rocha, em recuperarmos as rodovias de responsabilidade do Estado. Rolim de Moura é a capital da região da Zona da Mata, o tráfego é intenso e não podíamos deixar de recuperar as duas principais rodovias. O DER realizará um serviço de excelência”, pontuou Adeilso da Silva.

Texto: Ricardo Barros
Fotos: Ricardo Barros