29/03/2024

INFRAESTRUTURA

DER inicia três frentes de serviço em Ji-Paraná e finaliza infraestrutura do Aeroporto José Coleto

24 de junho de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Governo de Rondônia trabalha para melhorar as condições de segurança no Aeroporto de Ji-Paraná

O Governo de Rondônia, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), sob a coordenação da 8ª Residência Regional em Ji-Paraná, está trabalhando com três frentes de serviço no município. Foram iniciados nesta semana os trabalhos de recuperação completa da Linha do Km 9, com reconformação de plataforma (patrolamento), recomposição de revestimento primário (encascalhamento), limpeza lateral, além de levantamento de aterros em pontos de atoleiro ao longo de 30 quilômetros da via.

Maquinário do DER trabalhando na Linha do Km 9

De acordo com o residente, Klayson Furtado, um Termo de Cooperação foi firmado entre o DER e a Prefeitura de Ji-Paraná para execução de recuperação e melhoria de linhas vicinais municipais. “Uma frente de serviço já concluiu os trabalho na Linha do Km 12, sentido Ouro Preto do Oeste, e entramos nesta semana na Linha do Km 9. Além disso, estamos trabalhando nos quase 50 quilômetros da RO-472, conhecida como Linha 94”.

Outra frente de serviço do DER vem trabalhando na infraestrutura do Aeroporto José Coleto desde o ano passado. Servidores estão executando as adequações solicitadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para melhoria nas condições de segurança de pouso e decolagem.

O diretor-geral do DER, Elias Rezende, destaca que “ao longo dos últimos anos, o DER vem realizando diversos serviços no aeroporto, como a revitalização da sinalização horizontal na pista, a limpeza lateral periodicamente, a aquisição de cadeira robótica, a construção da cerca operacional dentro dos padrões e agora está finalizando os serviços de adequação na infraestrutura das margens da pista de pouso e decolagem”.

O departamento tem sob sua responsabilidade mais de seis mil quilômetros de vias com e sem pavimentação nos 52 municípios de Rondônia, além de quatro aeroportos no interior do Estado. Para executar a recuperação, manutenção e melhoria de toda esta infraestrutura, o DER dispõe de mais de 1.200 servidores, 14 Residências Regionais e quatro Usinas de Asfalto Usinado a Quente (CBUQ).

Texto: Luiz Augusto Rocha
Fotos: Luiz Augusto Rocha