Governo de Rondônia
28/03/2024

FISCALIZAÇÃO

DER realiza testes de espessura e qualidade na maior obra de pavimentação asfáltica urbana em Rolim de Moura

16 de outubro de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Comissão de Fiscalização do DER utilizou a máquina extratora, para realizar ensaios nas obras de pavimentações

O Governo de Rondônia, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), tem transformado sonhos em realidade em Rolim de Moura e Nova Estrela. Moradores de diversas ruas e avenidas que há anos sofriam com poeira e lama, foram beneficiados com a maior obra de pavimentação asfáltica urbana, drenagem, meio-fio e sarjeta.

A obra possui um investimento em torno de R$ 35 milhões do Programa Calha Norte, fruto de emendas parlamentares da bancada federal, com contrapartida do Governo de Rondônia.

Para que a obra seja executada com controle de qualidade, o DER possui a Comissão de Fiscalização, que é composta por Engenheiros Civis, cujo papel fundamental é fiscalizar e analisar in loco os serviços executados pelas empresas vencedoras do certame licitatório, conforme o contrato.

Um desses controles de qualidade é o das características geométricas do pavimento, para isso foi realizada a verificação da espessura do pavimento em CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), utilizando uma máquina extratora, conhecida como sonda rotativa, que tem como objetivo realizar ensaios em obras de pavimentações asfálticas já concluídas.

“O equipamento realiza furos de sondagem no pavimento asfáltico e extrai corpo-de-prova, com isso podemos analisar se a espessura do revestimento asfáltico está sendo executado conforme o projeto/contrato”, explicou o engenheiro civil Yuri Dartibale.

O diretor-geral do DER, Elias Rezende, explicou que é de suma importância em obras de pavimentação o papel da Comissão de Fiscalização no controle da qualidade dos serviços executados. “Precisamos fazer obras com qualidade, durabilidade, e o principal, respeitar o dinheiro do contribuinte, essa é uma preocupação e determinação do governador, coronel Marcos Rocha. A comissão de fiscalização do DER, possui essa importante missão. O teste realizado pela equipe demonstrou que o asfalto executado pelo Governo de Rondônia em Rolim de Moura, foi aprovado com qualidade e as espessuras verificadas estão de acordo com a espessura prevista em projeto”, finalizou.

As espessuras verificadas estão de acordo com a espessura prevista em projeto


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Ricardo Barros
Fotos: Henrique Sesana e Ricardo Barros
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Infraestrutura, Obras, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo