INFRAESTRUTURA

DER recupera ponte na RO-480, faz manutenção na RO-133 e acelera ritmo de trabalho no Aeroporto de Ji-Paraná

07 de abril de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Objetivo é manter e melhorar a trafegabilidade nas rodovias estaduais

Com diversas frentes de serviço atuando em Ji-Paraná e Presidente Médici, o Governo de Rondônia, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), vem executando os serviços de manutenção, recuperação e melhoria da infraestrutura viária na região Central do Estado, neste período de inverno amazônico. Os trabalhos são coordenados pela 8ª Residência Regional do DER em Ji-Paraná.

Nesta semana, uma equipe extra foi destacada até à RO-480 para reconstruir uma ponte de madeira sobre o rio Leitão, em Ji-Paraná, além de manter equipes trabalhando na RO-133 e no Aeroporto José Coleto. “Apesar das dificuldades causadas pela pandemia de Covid-19, os trabalhos no DER continuam sendo feitos com qualidade técnica e com o máximo de celeridade possível. Todas as medidas de distanciamento e higiene têm garantido que os servidores consigam executar os serviços cumprindo o plano de trabalho”, destacou Klayson Furtado, residente do DER em Ji-Paraná.

Trabalho de recuperação da ponte sobre o rio Leitão

A 8ª Residência Regional do DER atua na conservação de mais de 300 quilômetros de rodovias nos municípios de Ji-Paraná e Presidente Médici, além de executar diversos serviços de manutenção e melhoria na infraestrutura do Parque Tecnológico Vandecy Rack, onde ocorre a Rondônia Rural Show, no Aeroporto de José Coleto e conjuntamente nas forças-tarefas estabelecidas pelo DER nos quatro cantos do Estado.

A manutenção de inverno amazônico consiste em uma série de serviços que visa conservar a trafegabilidade das rodovias estaduais com e sem pavimentação asfáltica. Diminuindo, assim, os transtornos causados durante o período das chuvas amazônicas.

O diretor-geral do DER, Elias Rezende, destaca que desde o início da atual gestão, o governador Marcos Rocha estabeleceu uma filosofia de trabalho baseada no planejamento técnico. “As ações de recuperação, manutenção e melhoria da malha viária estadual são executadas sob critérios técnicos, valorizando a competência do nosso quadro de servidores e sempre com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e social”, explica Rezende.

O DER tem sob sua responsabilidade mais de seis mil quilômetros de rodovias com e sem pavimentação nos 52 municípios de Rondônia, quatro aeroportos no interior do Estado, além da fiscalização rodoviária intermunicipal e diversos termos de cooperação e convênios. Para tanto, conta com 14 Residências Regionais, quatro Usinas de Asfalto e cerca de 1.300 servidores em prol da infraestrutura de Rondônia.

Texto: Luiz Augusto Rocha
Fotos: Cássio Nascimento

Governo, Infraestrutura, Obras, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade, Trânsito, Transporte