MANUTENÇÃO

DER recupera pontos críticos da rodovia 257 em trecho que liga Ariquemes ao distrito do 5º BEC

15 de fevereiro de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

A manutenção da rodovia 257 atende pontos críticos em 30 quilômetros da via asfaltada

O Governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER-RO), segue recuperando estradas e pontes em todas as regiões do Estado, com o objetivo de garantir trafegabilidade durante este período de fortes chuvas. Assim, mais uma rodovia está sendo emergencialmente recuperada pelas equipes da 2ª Residência Regional do DER no Vale do Jamari onde, servidores e máquinas realizam a manutenção para atender o trecho que inicia no município de Ariquemes e vai até o distrito do 5º BEC.

Segundo o residente Rogério Jesus Nicacio, com o fornecimento de massa asfáltica da Usina de Asfalto de Jaru, a manutenção da rodovia atende pontos críticos em 30 quilômetros da RO-257 e, a execução dos trabalhos, que foram iniciados na última terça-feira (9), já passa por 50% do trecho.

O diretor-geral do DER, Elias Rezende, enfatiza que, assim como Ariquemes, as equipes das 14 Residências Regionais do DER e quatro Usinas de Asfalto trabalham em meio à pandemia para cumprir a determinação do governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, de garantir trafegabilidade com qualidade à população, como também, o fomento do setor produtivo que tem crescido significativamente, trazendo um retorno econômico satisfatório, mesmo durante o período chuvoso.

“Nossas mais de 50 frentes de trabalho espalhadas para combater gargalos e fornecer segurança na trafegabilidade não medem esforços para garantir bons resultados à população, com qualidade, economicidade e eficiência. De grande importância econômica para o Vale do Jamari, trafeguei pela rodovia 257 e constatei alguns pontos que deveriam ser recuperados com urgência. Os trabalhos de gestão estão além do gabinete do DER em Porto Velho, eles percorrem os mais de seis mil quilômetros de estradas, para que possamos resolver gargalos burocráticos e priorizar o acesso seguro nas estradas”, destaca Elias.

Com o objetivo de priorizar a qualidade na execução dos trabalhos de manutenção de rodovias, as equipes das regionais estão sob a responsabilidade da Coordenadoria de Operações e Fiscalização (COF) e da Coordenadoria de Usinas de Asfalto (Cousa). O coordenador da Cousa, engenheiro Sávio Ricardo da Silva Bezerra, destaca que, após o inverno amazônico, a rodovia será atendida com os serviços de recapeamento. “Os trabalhos de manutenção emergencial do asfalto são necessários para sanar pontos críticos que surgem durante o período de fortes chuvas, como é o caso da rodovia 257. Vale ressaltar que a mesma faz parte do Plano Estratégico de Manutenção 2021, no qual temos previsto o serviço de recapeamento em 32 quilômetros, que deve começar no início do verão amazônico”, explica.

Texto: Gabriela Mourão
Fotos: Rogério Jesus Nicacio