29/03/2024

PARCERIA

DER recupera ruas de Cabixi com micro-revestimento asfáltico

25 de junho de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

O microrevestimento asfáltico garante o tempo de vida útil do pavimento.

Há dois anos o governo estadual fez seis quilômetros de asfalto urbano em Cabixi, para deixar a cidade com 100% de ruas asfaltadas. Dois anos depois o governo atende o município com mais de quatro quilômetros de micro-revestimento asfáltico, popularmente conhecido como lama asfáltica, para recuperar a pavimentação mais antiga. As obras estão em fase de execução pelo Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER). A lama asfáltica é uma camada fina de material asfáltico, garantindo o tempo de vida útil do pavimento.

Na fiscalização dos trabalhos, o diretor operacional do DER, Marcelo Burgel, disse que esse trabalho faz parte da parceria criada entre o governo do Estado e as prefeituras. O microrevestimento asfáltico, frisou o diretor,  é uma prevenção contra os buracos nas vias urbanas  e que a durabilidade do serviço é estimada em torno de cinco anos.

A durabilidade do serviço é estimada em cinco anos.

“O governador Confúcio Moura tem firmado parcerias para anteder todos os municípios. As máquinas trabalhando em Cabixi, a cerca de oitocentos quilômetros da Capital, é a afirmação desse compromisso”, afirmou Burgel.

Devanir é morador de Cabixi há mais de 25 anos e diz que o trabalho é muito interessante. “O município recebe muitos turistas para pesca nos rios Guaporé e Cabixi. É bom que a estrutura esteja boa para recebê-los”, destacou Devanir que considera Cabixi um paraíso com cerca de sete mil habitantes.

Segundo o vereador Cebinho, a economia do município está concentrada na lavoura, no leite e na pecuária. No período do verão o turismo pesqueiro é muito forte; a cidade recebe por mês uma media 350 turistas de todo o Brasil. “Um trabalho assim deixa a cidade bonita para receber os visitantes”, ressaltou o vereador.

Texto: Emanuel Alencar/Nilson Nascimento
Fotos: Emanuel Alencar